22-02-2008 - Os bichos que prejudicam nossa epiderme elegem a praia como lugar ideal para os dias quentes

Um mergulho na piscina ou uma ducha depois da praia para refrescar são as maneiras ideais para fugir do calor. No entanto, alguns inimigos da pele elegem esses lugares como os melhores para os dias quentes. Entre as crianças, enterrar o colega na areia é uma brincadeira famosa e típica de verão. Mas é o modo ideal para se contrair micoses.
- Brincar de croquete na areia é pedir para ter micose - diz o médico Dennis Gado.
Nessa época do ano, as manchas na pele são as principais responsáveis pelas consultas aos dermatologistas. Conhecidas pelos médicos como pitiríase versicolor, elas são menores que um confete, podem estar agrupadas ou isoladas e apresentam tonalidades variando entre o branco, o rosado ou o castanho. Apesar de serem um problema assintomático, às vezes podem coçar com a descamação da pele. Para se prevenir desse tipo de micose, Dennis aconselha às pessoas a não sentarem diretamente na areia e, principalmente, não deitarem nem rolarem nela.
Essas manchas são causadas por fungos que existem naturalmente no meio ambiente, sendo a areia um dos principais locais para encontrá-los. O atrito e a umidade são condições que favorecem a manifestação da micose. Apesar de as manchas desaparecerem muitas vezes sem tratamento, elas podem voltar com o tempo. recomenda-se tomar medicação correta, via oral ou cutânea.
Outros problemas comuns são os transmitidos pelas fezes de animais. O bicho geográfico, forma na pele um desenho semelhante à figura de um mapa e provoca coceira intensa. É um parasita fácil de se contrair quando se pisa em areia contaminada, onde as larvas sobrevivem na presença do calor e da umidade.

Cuide-se no verão 
- Não leve o seu cachorro, as fezes dele causam bicho geográfico  
- Não sente na areia, levando toalhas e cadeiras, e não deite nem role nela  
- Não fique com biquínis, sungas e bermudas molhadas

Fonte: Diário Catarinense - 22-02-2008
 


  •