28-02-2008 - Confirmados cinco focos de dengue em São José

A Vigilância Sanitária de São José, na Grande Florianópolis, confirmou nesta quinta-feira o registro de cinco focos de larvas do mosquito da dengue no município.
Além das duas ocorrências divulgadas anteriormente — nos bairros Serraria e Roçado — foi confirmada a presença das larvas em três pontos no bairro Campinas.
Com estes novos focos, chega a 10 o número de locais onde foi identificada a presença do Aedes aegypti no município desde o início do ano. Em 2007, foram registrados 17 focos na cidade.
O monitoramento é feito por agentes de Saúde em 586 "armadilhas" colocadas em pontos estratégicos, como garagens e ferros-velhos. A verificação é feita semanalmente.
Quando da detecção de focos de larvas do mosquito, é feita a limpeza das armadilhas e os moradores da região próxima são visitados pelos agentes e orientados a redrobarem os cuidados para evitar a proliferação.
Caso o registro do mosquito persista, técnicos pulverizam a área com inseticidas e larvicidas.
Moradores de São José que suspeitarem da ocorrência de larvas ou do mosquito da dengue em suas residências ou em terrenos baldios devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone (48) 3258-6498.
A partir da comunicação, técnicos vão até o local indicado para realizarem uma avaliação. Até hoje, Santa Catarina não tem registros de casos de dengue.

Mais Notícias:
RJ enfrenta surto da doença
Norte tem aumento de casos
Brasil deve fazer mais vacinas

Fonte: Diário Catarinense - 28-02-2008


  •