#

28-02-2008 - Comissão discute movimento em defesa do trabalho médico

Na, dia 27 de fevereiro, os integrantes da Comissão Nacional de Remuneração e Mercado de Trabalho do Médico e Pró-SUS, composta pela AMB, CFM e Fenam, estiveram reunidos em Brasília para dar prosseguimento às articulações do Movimento de Valorização do Sistema Único de Saúde e Defesa do Trabalho Médico.
No dia 6 de março, das 9h às 12h, como parte do programa do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, haverá uma manifestação pública na Praça Santos Andrade, em Curitiba (PR). "O objetivo é chamar a atenção da sociedade e imprensa para as precárias condições de assistência pública e péssima remuneração dos médicos e demais profissionais de saúde", relata o presidente da Comissão, Geraldo Guedes (CFM).
O ato em defesa da saúde contará com a presença de lideranças nacionais e estaduais das entidades médicas, diretores-clínicos de hospitais do Paraná, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), acadêmicos, residentes e coordenadores dos cursos de medicina, além de profissionais de outras áreas da saúde e representantes das associações de moradores e população em geral.
Além disso, os presidentes das três entidades médicas nacionais, José Luiz Gomes do Amaral (AMB), Edson de Andrade (CFM) e Eduardo Santana (Fenam), divulgarão o documento "Carta Aberta ao Presidente Lula" com as reivindicações da categoria.
A próxima reunião da Comissão será no dia 19 de março, no CFM. "Nesta data queremos agendar e discutir como será a mobilização no Congresso Nacional/Palácio do Planalto, que envolverá as Sociedades de Especialidades, Frente Parlamentar da Saúde e as três entidades. A princípio, será no dia 9 de abril, durante a Semana Mundial da Saúde", disse Florentino Cardoso Filho, vice-presidente Norte-Nordeste da AMB e representante da entidade na Comissão.

Fonte: CFM - 27-02-2008


  •