28-02-2008 - Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Atenção à Saúde Básica

O Brasil possui 27,3 mil equipes de médicos de família e comunidade que trabalham no Programa de Saúde da Família, onde os governos Federal, estaduais e municipais investiram em 2007, R$4,1 bilhão. A medicina de família e comunidade surgiu na Inglaterra pós-II guerra e nos últimos anos ganhou força no Brasil, onde planos e operadoras de saúde têm recorrido a estes especialistas para desenvolver projetos de prevenção de doenças e promoção da saúde.     
De acordo com o Ministério da Saúde, as atribuições das equipes do PSF abrangem “um trabalho de vigilância em saúde, controlando a incidência de males como tuberculose, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, infecto-contagiosas e também aquelas relacionadas com o trabalho e o meio ambiente, além de desenvolverem processos educativos com grupos comunitários. Em conjunto com organizações comunitárias, adaptam o atendimento à saúde às necessidades específicas de cada região”.     
Este ano, o tema do 9º Congresso, promovido pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade é a “Importância da Medicina de Família e Comunidade e da Saúde da Família para a Saúde do Brasil: Trinta anos após Alma-Ata, 20 anos de SUS e 15 anos de PSF”. Programação completa em www.sbmfc.org.br.    
No ano em que se comemora 30 anos da Declaração de Alma-Ata (Conferência Internacional sobre Atenção Primária à Saúde, patrocinada pela OMS e UNICEF, realizada em Alma-Ata, capital do Cazaquistão), 20 anos de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e 15 anos da implantação do Programa Saúde Família (PSF), Fortaleza (Ceará) sediará importantes eventos relacionados à Saúde da Família: III Cumbre Ibero-americana de Medicina Familiar (29 e 30 de abril), 9º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2º Congresso Cearense de Medicina de Família e Comunidade e 1º Simpósio Internacional da Educação em Medicina de Família e Comunidade (1 a 4 de maio). O primeiro evento acontecerá no hotel Marina Park e os demais, no Centro de Convenções.     
    
9° Congresso mostrará impacto da ESF no Brasil    
No Centro de Convenções estão sendo esperados três mil profissionais de saúde de todo o país. “Apresentaremos o que a Medicina de Família e Comunidade e a Estratégia de Saúde da Família podem realizar e já estão realizando para que o Sistema de Saúde, a formação de recursos humanos e a pesquisa em nosso país se direcionem cada vez mais para as necessidades e demandas majoritárias da população”, explica o médico José Roberto Pereira, um dos coordenadores do evento. Segundo ele, serão apresentados estudos de avaliação do impacto da Estratégia de Saúde da Família, no nível da assistência, do ensino e da pesquisa, tanto no campo da investigação quantitativa, quanto da qualitativa.  
 
Programação abrangerá ensino, pesquisa, trabalhos científicos e experiências internacionais     
Cursos, conferências, fóruns, painéis clínicos e apresentação de trabalhos científicos compõem a programação dos eventos, que trarão para Fortaleza especialistas renomados na área da Atenção Primária à Saúde, como: Hafdan Mahler (Holanda), Javier Domingues (México), Luiz Aguilera (Espanha), Luiz Pisco (Portugal), Richard Roberts (Estados Unidos), Adolfo Rubinstein (Argentina), Clarivel Presno (Cuba), Noris Serrudo (Venezuela) E Rui Nogueira (Portugal).
    
Dentre os principais assuntos que serão discutidos no evento, estão:    
- Conferência Saúde da Terra/ Saúde dos Homens – Leonardo Boff
- Impacto da Atenção Primária à Saúde nos Sistemas de Saúde
- Mestrado e doutorado em Saúde da Família
- Politicas de Educação em Saúde: APS E MFC
- Padrões e tipificações familiares no séc. 21 e suas implicações no cuidado
- Avaliação e melhoria de qualidade na Estratégia Saúde da Família
- Especialização em larga escala para profissionais da Estratégia Saúde da Família
    
    
Encontro ibero-americano, com apoio do Ministério da Saúde e entidades internacionais, terá 20 delegações estrangeiras    
“Missão e Desafios para a Medicina Familiar e a Atenção Primária no Século XXI: Equidade, Integralidade e Qualidade nos Sistemas de Saúde” é o tema central da III Cumbre Ibero-americana. O encontro promete reunir 20 delegações de diversos países e tem como objetivo principal avaliar a situação atual dos paises Iberoamericanos em relação às recomendações estabelecidas nas Cumbres já realizadas; contribuir para o desenvolvimento, qualificação e consolidação da Medicina de Família e da Atenção Primária nos países da Ibero-América; e promover a colaboração, o intercâmbio e o estabelecimento de parcerias entre os países da Ibero-América em respeito a ações de formação, capacitação, assistência e pesquisa em MFC e APS.    
O evento é uma realização do Ministério da Saúde do Brasil, da Confederação Ibero-Americana de Medicina Familiar (CIMF/WONCA), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).
    
Fonte: SBMFC - 28-02-2008


  •