05-03-2008 - Brasil é pioneiro em sistema de farmacovigilância

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recebeu, nesta terça-feira (4), a doação do módulo de notificações de eventos adversos para medicamentos (farmacovigilância) da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A instituição internacional escolheu o Brasil para ser o pioneiro no uso dessa ferramenta na América Latina. 
Na cerimônia de entrega, o diretor presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, destacou que o módulo foi desenvolvido pelo Laboratório Pfizer e doado, inicialmente, à Opas. "A Pfizer disponibilizou o programa, mas a nossa equipe pôde moldá-lo em quase três anos de trabalho conjunto", assegura.
De acordo com Mello, a nova ferramenta será integrada ao Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária (Notivisa). "Antes da criação do Notivisa, tínhamos uma enorme quantidade de dados. Agora, temos a possibilidade de transformar esses dados em informação, o que é fundamental para tomada de decisões e subsídio de ações", acentua.
O representante da Opas no Brasil, James Fitzgerald, acrescenta que o Notivisa é um instrumento importante para a democratização de informações de eventos adversos no país. "Esse sistema representa mais um passo na consolidação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e amplia a possibilidade de participação popular no processo. Por isso, desejamos muita sorte na implantação", afirma.
Essa possibilidade de maior democratização também é uma das características estacadas pelo diretor médico do Laboratório Pfizer, João Fittipaldi. Para ele, o sistema poderá ampliar o crescimento local e internacional da Agência, além de possibilitar a maior integração entre as nações. "O projeto inicia na Anvisa e, possivelmente, será estendido para outros países da América Latina. Essa parceria é uma construção em que todos se beneficiam", destaca.
O diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, concorda com a opinião de Fittipaldi. De acordo com ele, a Anvisa possui o desafio de se tornar uma ferramenta para o desenvolvimento de uma nova articulação entre o setor produtivo e o desenvolvimento social. "A criação da Anvisa mudou o patamar do mercado de produtos ligados à vigilância sanitária no Brasil. Issopermite registrar a enorme importância da Agência para o país", ressalta.

Notivisa recebeu quase dez mil notificações em 2007 (PDF)

Fonte: Anvisa - 05-03-2008


  •