07-03-2008 - Especialista chega ao Brasil para discutir uso das células-tronco

São Paulo - No momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a definir o futuro das pesquisas com células-tronco no Brasil, o ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 2007, o norte-americano Oliver Smithies, 82 anos, vem ao Brasil participar de um encontro em São Paulo.
Ao lado dos cientistas Mario Capecchi e Martin Ivans, Smithies foi premiado por descobertas relacionadas às células-tronco embrionárias e à recombinação do DNA em mamíferos. Eles criaram a técnica conhecida como "nocaute genético. O método foi desenvolvido nos anos 80 e consiste em "desligar em camundongos um gene específico.
Smithies participará do 1º Simpósio Brasileiro de Tecnologia Transgênica, que discutirá o potencial terapêutico e econômico da aplicação da transgenia em animais.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, classificou como frustrante o adiamento da decisão do STF sobre a constitucionalidade da Lei de Biossegurança, que autoriza a pesquisa com células-tronco.
- Enquanto não houver uma decisão definitiva, isso sem dúvida atrasa as pesquisas e retarda os investimentos - disse ele, ontem, ao participar da inauguração de novos equipamentos no Hospital Universitário, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
- A esperança dos pacientes não pode ser derrotada. O avanço da ciência brasileira não pode ser postergado - afirmou.
Para Temporão, a "defesa brilhante" do relator Carlos Ayres e o voto antecipado da presidente do STF, Ellen Gracie, a favor da Lei de Biossegurança, justificam o otimismo na aprovação.

Fonte: Jornal de SC - 07-03-2008


  •