#

18-03-2008 - Policlínica é inaugurada na Capital

A Policlínica do Norte da Capital, com capacidade para atender cerca de 4 mil pessoas por mês, começa a funcionar hoje de manhã.
A dona de casa Elisabete de Souza, 50 anos, é uma das moradoras da região que considera a unidade importante. Ontem, durante a inauguração, ela disse que aguarda uma consulta no posto de saúde do Bairro Vargem Grande, na mesma área da cidade, onde mora, desde novembro.
Ela quer saber o que significa o resultado do exame de sangue que fez em outubro. Desde então, diz ela, já foi quatro vezes ao posto do Vargem Grande, mas nunca encontrou vaga para saber como anda a saúde.
O prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), disse que a policlínica vai agilizar o atendimento no Norte da Ilha.
- O funcionamento dela vai diminuir a espera, às vezes de até um ano, por consultas de média complexidade. Também vai desafogar as emergências dos hospitais - comentou.
A expectativa é de que sejam realizadas 3 mil consultas e 800 exames por mês no local. Além das nove especialidades médicas (cardiologia, oftalmologia, geriatria, psiquiatria, ginecologia, dermatologia, reumatologia, ortopedia e neurologia), a policlínica oferece serviços de acupuntura, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia. A marcação de consultas deve ser feita em um dos postos de saúde de Florianópolis.
No mesmo prédio da policlínica, vai funcionar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que contará com serviço de leito de observação, radiologia, ultra-sonografia e odontologia. A previsão de inauguração da UPA é o próximo mês de junho.

Fonte: Diário Catarinense - 18-03-2008


  •