18-03-2008 - UFSC inaugura farmácia escola

A Farmácia Escola da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi inaugurada ontem para atender cerca de 3,9 mil pessoas por dia. Além dos pacientes do Hospital Universitário, serão atendidas pessoas cadastradas no Programa de Medicamentos de Dispensação Excepcional.
O projeto era uma reivindicação do curso de Farmácia, que há 17 anos pedia um lugar para treinamento e estágio de alunos. Foram investidos R$ 90 mil do Ministério da Saúde. Professores e alunos da universidade e funcionários da prefeitura fazem parte da equipe.
O local, dentro do campus, abriga duas farmácias. Uma para fornecimento de medicamentos de alto custo e uso contínuo (excepcionais), e outra com remédios da lista da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais.
- As pessoas que eram atendidas pelo programa de medicamentos excepcionais na policlínica estadual, no Centro, serão dirigidas para cá. Quem precisa desses medicamentos mas ainda não faz parte do programa deve abrir um processo administrativo conosco - disse a professora Rosana Santos.
A professora ressaltou o benefício para os alunos, que podem participar do programa a partir da segunda fase do curso:
- Esperamos que o projeto facilite a formação e a modificação do currículo, focando o atendimento ao SUS.
Ao total, 23 alunos, três professores e dois farmacêuticos trabalharão em conjunto com outros dois farmacêuticos, três técnicos em enfermagem e quatro técnicos administrativos da prefeitura.
- Como os pacientes deverão vir à farmácia todo mês buscar remédios controlados, faremos entrevistas para verificar se estão utilizando corretamente e se não há efeitos colaterais - disse a professora Mareni Farias.

Fonte: Diário Catarinense - 18-03-2008


  •