18-03-2008 - Da insuficiência cardíaca ao transplante, cardiologistas debatem avanços e novidades em evento em SP

Duas cirurgias cardíacas ao vivo, com interação do público médico, são alguns dos destaques do 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, que terá a participação do ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, e Arlindo Chinaglia, presidente da Câmara dos Deputados.     
De 18 a 20 de abril, no hotel WCT, em São Paulo, acontece o 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). O evento reunirá os principais nomes da cirurgia cardíaca nacional e convidados internacionais para debater uma programação científica abrangente, que tratará dos problemas relacionados ao mais simples procedimento até o transplante.     
Além da reciclagem e do desenvolvimento profissional, estarão em pauta questões ligadas diretamente à resolutividade da prática diária em uma mesa redonda sobre a qualidade do trabalho médico e a valorização dos cirurgiões cardiovasculares em beneficio dos pacientes, que contará com convidados como Arlindo Chinaglia, presidente da Câmara dos Deputados, e Adib Jatene, ex-ministro da Saúde, além de Paulo Manuel Pêgo Fernandes, coordenador do evento; José Teles de Mendonça, presidente da SBCCV, e representantes do Ministério da Saúde e da Associação Médica Brasileira.    
“Falaremos sobre o trabalho do médico e mais especificamente do cirurgião cardiovascular, sobre a remuneração praticada no país, e debateremos se a estrutura oferecida para o médico trabalhar apresenta a segurança necessária para ele e, principalmente, para os pacientes. Outro ponto alto da mesa será a racionalização dos custos dos procedimentos, tão discutida no mundo inteiro”, informa José Teles. De acordo com o médico, eventos como esse são imprescindíveis em um país grande como o Brasil, onde a informação acaba concentrada nos grandes centros urbanos. “Conhecer e apresentar a experiência dos diferentes colegas é uma maneira de tornar o conhecimento mais homogêneo e difundi-lo de fato”, assinalou.    
“O objetivo é congregar todos os especialistas da área e também aqueles que trabalham ao lado do cirurgião cardiovascular para, juntos, discutirem as novas tecnologias que vêm sendo incorporadas, o que há de novo e os avanços da especialidade, disponibilizando-os democraticamente para toda a sociedade”, explica dr. José Teles de Mendonça, presidente da SBCCV.
    
CIRURGIAS AO VIVO    
Segundo o médico Paulo Manuel Pêgo Fernandes, duas cirurgias serão realizadas no Incor e transmitidas, ao vivo, diretamente para o auditório do WCT.     
“Ambas permitirão total interação com o público do WCT, que poderá fazer perguntas e comentários durante os procedimentos”.     
A primeira delas, uma cirurgia de aorta endovascular, acontece no dia 18. O procedimento é uma alternativa à cirurgia convencional, muito mais simples e rápida. Utilizada para tratamento de aneurismas e doenças obstrutivas das artérias, a cirurgia endovascular é realizada por meio de uma pequena incisão, no lugar da cirurgia de grande porte tradicional. Será comandada pelo especialista norte-americano Joseph Bavária.    
A outra será para tratamento de doença da aorta ascendente, com preservação da válvula aórtica, realizada pelo brasileiro erradicado no Canadá, Tirone David, cirurgião chefe da Universidade de Toronto.
    
Inscrições pelo telefone (11 3845-0273. Mais informações em http://www.sbccv.org.br
    
Fonte: Acontece Comunicação e Notícias - 18-03-2008


  •