19-03-2008 - Pneumologia assina acordo com Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Antônio Carlos Lemos, assinam nesta quinta-feira, dia 20 de março, em Brasília, um acordo de cooperação técnica que visa a prevenção, a atenção à saúde, a reabilitação e a investigação científica sobre doenças respiratórias. O presidente da AMB, José Luiz Gomes do Amaral, participará da cerimônia.
O termo permite também capacitar os serviços de saúde e profissionais da rede pública, seja das Unidades Básicas de Saúde, seja das emergências, além de realizar uma investigação científica mais apurada sobre as doenças, que é um dos objetivos da SBPT.
De acordo com o presidente da SBPT, as doenças respiratórias são permanentes e crescentes em todo o mundo. Tabagismo, poluição ambiental, pobreza, aglomeração urbana, uso de drogas ilícitas e infecção pelo HIV são fatores de risco e responsáveis pelo aumento das doenças respiratórias, sendo seu impacto mais acentuado junto à população menos favorecida. No mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são cerca de 300 milhões de asmáticos, 210 milhões de portadores de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), 100 milhões de distúrbio respiratório do sono e 8 milhões de casos novos/ano de tuberculose.
O acordo permitirá traçar estratégias de combate mais eficazes contra essas doenças. "Isso é muito confortante para a SBPT porque vai permitir que nós possamos trabalhar junto ao Ministério da Saúde prevenindo, tratando, reabilitando e investigando melhor essas doenças. E mais, capacitando os serviços de saúde e profissionais da rede pública", afirma Lemos.
Ainda segundo ele, a parceria com o Ministério da Saúde será válida para os dois lados. "A SBPT espera, sim, trabalhar dentro de uma estrutura viável junto do Ministério da Saúde, entendendo suas dificuldades, e conseguir melhorar a assistência aos pacientes com doenças respiratórias no SUS. E nesse ponto, evidentemente, não se pode perder de vista a imagem objeto de um atendimento gratuito, universal, integral e resolutivo. Esse é um dos nossos objetivos."

Fonte: SBPT - 19-03-2008


  •