20-03-2008 - Pró-SUS discute mobilização nacional pelo trabalho médico

A Comissão Nacional de Remuneração e Mercado de Trabalho do Médico e Pró-SUS reuniu-se no CFM nesta quarta-feira, dia 19, com 12 de suas 24 Comissões Estaduais para discutir como serão articuladas as atividades para a mobilização nacional. Os protestos vão acontecer durante a Semana Mundial da Saúde, em abril.
Os participantes acordaram que as reivindicações devem estar focadas nas condições de trabalho dos médicos que atendem a rede pública, no piso salarial de R$ 7.503,18 por 20 horas semanais, na implantação de um Plano de Cargo, Carreira e Salários específico aos médicos e na carreira de Estado.
A manifestação começará no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, com a publicação de uma "Carta à População" nos principais jornais dos Estados. No dia 9, ocorrerá ato público em frente ao Congresso Nacional, com caminhada até o Palácio do Planalto. "É evidente que o sucesso da mobilização dependerá do esforço das três entidades médicas nacionais para que pelo menos 500 médicos estejam presentes. Temos de nos mobilizar para que o movimento ganhe a visibilidade que merece pelo governo federal", disse Florentino Cardoso Filho, representante da AMB na Comissão.
Outro ponto debatido durante o encontro foi a situação caótica em que se encontra a saúde pública nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará e São Paulo.
A próxima reunião do grupo será no dia 24 de abril, em Salvador (BA).
 
Fonte: AMB - 20-03-2008


  •