31-03-2008 - Planos oferecem novos serviços

Os 26 milhões de usuários de planos de saúde do Brasil que assinaram contrato com as operadoras depois de 1º de janeiro de 1999 poderão se beneficiar, a partir desta quarta-feira, com cem novos serviços que os planos de saúde terão que garantir.
Entre os novos procedimentos estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), estão sessões com nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, além de cirurgias de miopia para quem tem mais de cinco graus, de redução de estômago, vasectomia, laqueadura e colocação de DIU.
A novidade está sendo comemorada pelos usuários. A musicista Tatiana Carneiro Ceschini, de 27 anos, vai aproveitar para economizar com o fonoaudiólogo.
- Por usar muito a voz, tenho uma fenda nas cordas vocais. Meu plano sempre se recusou a pagar, apesar de eu pagar caro todos os meses pelo plano. Como cada sessão custa pelo menos R$ 60,00, vou poupar no mínimo R$ 360,00 - disse.
Tatiana não concorda, no entanto, com o limite de seis sessões por ano estabelecido pela ANS. Fazem coro a ela os conselhos de psicologia, nutrição e fonoaudiologia, que também protestam contra a necessidade de encaminhamento médico para ter acesso aos novos profissionais.
O objetivo da agência é que as operadoras só ofereçam esses serviços em casos agudos, como terapias de suporte ao paciente. Sobre as limitações, Eduardo Sales, diretor de fiscalização da ANS, argumenta que o limite pode mudar quando o rol for atualizado novamente.
- São muitos interesses diferentes, é normal que haja reclamações. Foram mais de 30 mil contribuições para montarmos este novo rol. Temos que analisar como essas mudanças acontecerão na prática - afirmou.

O que os planos terão de cobrir
Atendimentos anuais por profissionais de saúde
- 6 sessões de terapia ocupacional
- 6 sessões de nutrição
- 6 sessões de fonoaudiologia
- 12 sessões de psicoterapia
Procedimentos para anticoncepção
- Inserção de DIU (inclusive o dispositivo) do modelo convencional (não-hormonal)
- Vasectomia*
- Ligadura tubária (laqueadura)*
* Só para homens e mulheres maiores de 25 anos ou com pelo menos dois filhos vivos
Exames e procedimentos cirúrgicos e invasivos
- Procedimentos cirúrgicos por videolaparoscopia (apendicectomia, colecistectomia, biópsias etc): recursos menos invasivos do que as técnicas a céu aberto.
- Remoção de pigmentos de lente intra-ocular com Yag Laser: este procedimento evita que se faça uma nova cirurgia somente para a remoção dos pigmentos após a operação de catarata.
- Mamotomia: blopsia de mama a vácuo, com corte menor
- Tratamento cirúrgico de epilepsia
- Tratamento pré-natal das hidrocefalias e cistos cerebrais
- Transplantes autólogos de medula óssea (usa-se a medula do próprio paciente)
- Análise de DNA para doenças genéticas (para verificar suspeitas de distrofia muscular de Duchenne/Becker; doença de Huntington etc)
- Fator V Leiden, análise de mutação (em caso de trombose venosa)
- Hepatite B - teste quantitativo
- Hepatite C - genotipagem
- HIV - genotipagem
- Dímero D (para quem tem sintomas de trombose ou embolia pulmonar)
- Mamografia digital (para mulheres com menos de 50 anos, mamas densas que estejam perto da menopausa).
- X-frágil, análise molecular (para quem tem retardo mental ou autismo).
- Implante de desfibrilador interno, placas, eletrodos e gerador (para sobreviventes de parada cardíaca por fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular).
- Galactose-1- fosfato uridiltransferase (para quem tem galactosemia).
- Succinil acetona (para quem tem tirosinemia).
- Avidez de IgG para toxoplasmose (para grávidas com suspeita da doença).
- Cirurgia bariátrica/redução do estômago para portadores de obesidade mórbida com IMC igual ou maior do que 40 Kg/m2 e para pessoas com IMC entre 35 e 39,9Kg/m2 portadores de doenças crônicas desencadeadas pela obesidade como diabetes, apnéia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronariana e osteo-artrites. A dermolipectomia, operação plástica para retirar o excesso de pele, também terá que ser paga pelos planos.
- Cirurgia refrativa de miopia e hipermetropia (para miopia, graus entre cinco e dez e para hipermetropia até grau seis).
Parto humanizado
- Os planos terão de cobrir os partos feitos por enfermeira obstétrica e a presença de um acompanhante durante toda a estada da mulher no hospital, desde o momento do parto até a alta.
Encaminhamento
- Para conseguir fazer qualquer exame, ter sessões com profissionais de outras áreas e ser submetido a cirurgias, o usuário precisa do encaminhamento de um médico credenciado pelo plano.
Para quem vale
- Todos os contratantes de planos novos (após 1º de janeiro de 1999) coletivos, individuais e familiares têm direito aos novos serviços.
Quando começar a cobrar dos planos
- Os novos procedimentos terão de ser oferecidos a partir de quarta-feira.
Em caso de problemas
- Se a operadora se recusar a oferecer serviços ou demorar para marcar as sessões, o usuário pode ligar para o disque ANS, no 0800-7019656 ou ir ao Procon.

Fonte: Diário Catarinense - 31-03-2008


  •