31-03-2008 - Fórum, na UFSC, discute melhorias no sistema

Cerca de 150 moradores vinculados aos 12 conselhos locais de saúde da capital se reuniram sábado, dia 29, na Universidade Federal de Santa Catarina, para debater o fortalecimento das entidades e avaliar a situação atual da atenção básica nas comunidades. A 3ª edição do fórum discutiu a comunicação das localidades com o Conselho Municipal de Saúde e a organização e reestruturação dos conselhos locais, além de fazer um balanço das demandas levantadas nos primeiros eventos.
Segundo o coordenador geral do fórum, Roberto Clausen, entre as propostas que serão encaminhadas ao Conselho Municipal de Saúde no final do fórum está a criação de outro conselho que concentre as demandas dos bairros, as filtre e encaminha para o CMS.
Cogita-se também a formação de uma rede de e-mails para contato em tempo real com as deliberações do CMS. O fórum discutiu ainda a ampliação do Conselho Municipal, que passa a ter 32 membros, ampliando a representatividade das comunidades. “Assim passamos a ter mais força para pressionar o poder público e exigir melhor qualidade no atendimento”, destacou Clausen.
Figura ainda na lista de sugestões que a comunidade seja avisada com bastante antecedência sobre qualquer mudança no atendimento das unidades de saúde. “Queremos saber mesmo antes da imprensa, já que somos sempre os últimos a ser informados quando ocorre algum problema nos postos”, protestou Clausen, coordenador dos conselhos de saúde do bairro Carianos, no Sul da Ilha.

Fonte: Notícias do Dia - 31-03-2008


  •