31-03-2008 - Revalidação de diplomas estrangeiros em debate

O Mato Grosso do Sul sediou, nesta quinta e sexta-feira (27 e 28/03), na sede da Secretaria da Receita Federal, em Campo Grande, o Fórum Nacional de Revalidação de Diplomas Estrangeiros, evento organizado pelo Conselho Regional de Medicina de MS (CRM-MS), pela Procuradoria da República no Estado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Procuradoria Federal no Estado. O evento reuniu representantes da área médica, dos ministérios da Educação e das Relações Exteriores, procuradores federais e professores de universidades federais.     
O presidente da Fenam, Eduardo Santana, participou do Fórum no primeiro painel, que teve como tema o posicionamento das entidades frente à revalidação de diplomas estrangeiros, e o presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, João Batista Botelho de Medeiros, foi um dos conferencistas no evento.   
O presidente do Conselho Regional de Medicina, Sérgio Renato Couto, foi o palestrante do primeiro painel, que, além de Eduardo Santana, também contou com a participação do representante do Conselho Federal de Medicina, Geraldo Luiz Moreira Guedes.    
Na sexta-feira foram discutidas as experiências da revalidação de diplomas estrangeiros nas universidades, painel que contou com a presença do representante da UFMS, César Augusto Carneiro Benevides, e com Raquel Peréa, do ministério da Educação, entre outros palestrantes. As Procuradorias Federal e Regional estiveram presentes no terceiro painel, que abordou os avanços e retrocessos na jurisprudência.    
Durante a tarde foi discutido o quarto tema, que abrodou as experiências institucionais, com a participação do Procurador da República de Mato Grosso do Sul, Felipe Fritz Braga, e do Procurador Regional da República da 4º Região, Roberto Luís Oppermann Thomé.      

Fonte: Imprensa SindMed/MS, com edição de Imprensa Fenam - 28-03-2008


  •