01-04-2008 - Hemosc - Falta de sangue suspende cirurgias

Desde quarta-feira da semana passada as cirurgias eletivas que envolvem pacientes com sangue O Negativo foram canceladas na Grande Florianópolis e desde ontem em Joinville. O problema é a falta deste tipo sangüíneo no estoque do Hemosc. “Estamos atendendo somente os casos de emergência, e as cirurgias que estavam com data marcada ficam suspensas”, afirma a chefe do setor de captação de doadores do Hemosc, Roseli Sandrin.
Para evitar situações como essa e estimular mais pessoas a se tornarem doadoras, começou ontem a campanha “Doar sangue é um ato de amor. Pratique!”, promovida pelo Serviço Social do Comércio (SESC), em parceria com o Hemosc. Entre os meses de abril e maio, serão realizadas ações em 16 cidades de Santa Catarina, trabalhando com orientações e esclarecimentos sobre o tema para a comunidade em geral e com os grupos que já estão em atividade das unidades do SESC. Em cada cidade será marcado um “Dia D”, com apresentações culturais.
”São campanhas como esta que sustentam o nosso movimento, pois sempre dão um retorno muito positivo”, completa Roseli. Na média, são realizadas 120 doações por dia no Hemosc de Florianópolis. Um número razoável para atender a demanda, embora o ideal seja 130 doações/dia. No Brasil, menos de 1,5% da população tem o hábito de doar sangue regularmente.

Fonte: Notícias do Dia - 01-04-2008


  •