02-04-2008 - Reajuste dos remédios fica para o dia 9

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou para 9 de abril o reajuste de 24 mil remédios previsto para vigorar desde ontem. O reajuste médio de 3,18% nos preços foi anunciado no dia 14 deste mês pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.
A Anvisa explicou que as empresas tinham até ontem para entregar as planilhas com os reajustes previstos, mas que este prazo, por problemas operacionais, foi adiado. Segundo previsão da agência, o reajuste deve chegar às farmácias - ou seja, ao bolso do consumidor - entre os dias 10 e 15 de abril.
Os reajustes foram estabelecidos para três faixas de medicamentos. Os percentuais, de até 4,61%, 3,56% e 2,52%, foram definidos segundo o nível de competição nos mercados a partir do grau de participação dos genéricos nas vendas.
O cálculo também considerou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o fator de produtividade e a variação dos custos do setor. O próximo reajuste deve ocorrer em março de 2009.

Fitoterápicos e homeopáticos não sofrerão alterações
Cerca de 24 mil apresentações terapêuticas serão atingidas pelo reajuste. Os medicamentos fitoterápicos e os homeopáticos não são submetidos a esse reajuste, assim como 900 apresentações com venda livre de receita. Entre os medicamentos, cerca de 8 mil terão o reajuste maior, de 4,61%; 2 mil estão na faixa intermediária, com alta de 3,56%; e 14 mil terão o reajuste menor, 2,52%.

Fonte: Jornal Diário Catarinense - 01-04-2008
 
 
 


  •