09-04-2008 - Ato público no Mato Grosso do Sul exige respeito à medicina e à saúde pública

Em celebração à semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, sete abril, o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, a Associação Médica de Mato Grosso do Sul, e o Conselho Regional de Medicina, promovem evento na Praça Ary Coelho, nesta quinta-feira (10/04), das 8h às 12 horas. O ato faz parte do movimento nacional iniciado em novembro de 2007 denominado A Medicina do Brasil Exige Respeito, através do qual a categoria luta por melhores condições de trabalho, remuneração e também pela valorização do Sistema Único de Saúde, SUS.    
Médicos de diversas especialidades vão dar informações à população que for até a Praça Ary Coelho e prestarão serviços como aferição da pressão arterial e cadastramento para doação de sangue e medula óssea.     
De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, João Batista, a campanha tem como objetivo chamar a atenção do poder público e de toda a sociedade para a grave situação em que se encontra a saúde pública no Estado e no País.    
Os representantes da categoria médica no Estado acreditam que o respeito à população usuária do SUS só pode ser demonstrado na prática com o incremento do orçamento destinado à área de saúde – nas esferas municipal, estadual e federal –, sem esquecer da aquisição de equipamentos e materiais de trabalho, valorização da carreira médica, formulação de um plano de cargos nacional e remuneração adequada aos profissionais.
     
Fonte: Assessoria SinMed/MS - 09-04-2008


  •