11-04-2008 - Saúde na ALESC

CLÍNICA OTTO VIDA
A mobilização do deputado Clésio Salvaro (PSDB) para a instalação de uma unidade avançada de atendimento da clínica de audição, voz e fala e linguagem, em Criciúma, mostra resultados. O assunto já foi discutido com as autoridades responsáveis pela execução deste projeto. Após manter audiência com a Diretora Geral da Secretaria Estadual de Saúde, Carmen Zanoto, acompanhado da proprietária da clínica, e de aprovar indicação de sua autoria com essa reivindicação, na Assembléia Legislativa, Salvaro esteve com o prefeito Anderli Antonelli. Obteve dele a garantia de que a instalação se dará na medida proposta por Salvaro. O município aguarda apenas pequenos ajustes técnicos para a liberação. A clínica é credenciada no Ministério da Saúde para Reabilitação auditiva dos pacientes residentes na região Sul Catarinense, atendendo assim, uma demanda mensal estimada em 100 novos casos.

Mortalidade infantil de Primeiro Mundo
Taxa na Grande Florianópolis é de 10,92 óbitos para cada mil nascimentos, uma das menores da região Sul do país.

Os indicadores de mortes em crianças menores de um ano na Grande Florianópolis são semelhantes aos de países de Primeiro Mundo, segundo informou a coordenadora do Programa Estadual da Saúde da Mulher, Haimée Emerich Lentz Martins. A taxa de mortalidade infantil é de 10,92 para cada mil nascimentos – uma das menores da região Sul do país – e, segundo Haimée, a maior parte dos óbitos acontece no neonatal precoce.
São casos de má-formação congênita, por exemplo, que provocam a morte do bebê no período próximo ao nascimento. “A tendência é de queda na mortalidade infantil. Temos que primar pelo pré-natal, que contribui de forma significativa para reduzir estes números. Além disso, as mulheres estão menos expostas as riscos e mais conscientes da importância de cuidar da sua saúde”, afirmou.
Entre os aliados do trabalho está a Maternidade Carmela Dutra, na capital, que atende pacientes de todo o estado, exclusivamente do SUS. A entidade há vários anos conquistou o título de “Hospital Amigo da Criança” – um reconhecimento do Ministério da Saúde às unidades que incentivam o aleitamento materno, primordial no combate à desnutrição e à mortalidade infantil.
É pela excelência no trabalho que desenvolve que a maternidade é referencial em Santa Catarina. Ela oferece Central de Informações sobre Aleitamento Materno e um Banco de Leite Humano que coleta, analisa, armazena e processa o leite doado por nutrizes voluntárias.
O leite doado faz com que os bebês prematuros e gravemente doentes consigam sobreviver e se desenvolver, já que é o único alimento necessário durante os seis primeiros meses de vida da criança. O aleitamento ajuda a proteger o bebê e a criança pequena contra doenças perigosas.

Parto humanizado e bebê nos braços da mãe
O trabalho exemplar desenvolvido pela Maternidade Carmela Dutra garante às mães e aos bebês um parto humanizado. No alojamento conjunto, o bebê sadio, logo após o nascimento, permanece ao lado da mãe 24 horas por dia num mesmo ambiente até a alta da maternidade. Esse sistema possibilita a prestação de todos os cuidados assistenciais, bem como a orientação à mãe sobre a sua saúde e a do bebê. Um dos benefícios é o fortalecimento dos laços afetivos entre mãe e filho, através do contato precoce e contínuo.
Mas há casos em que a Carmela Dutra atende a gestante antes do parto. Aquelas que apresentam gravidez de alto risco, como diabetes e hipertensão, tem tratamento na maternidade durante a gestação, ao contrário das que têm uma gravidez normal, que antes do parto são acompanhadas nos postos de saúde e vêm para a maternidade somente ter o filho.

Destaque na captação e transplante de órgãos
A Grande Florianópolis coleciona referências na captação e no transplante de órgãos. Em São José, o Hospital Regional de São José trabalha na captação de órgãos e transplante de córneas. No mesmo hospital está o Instituto de Cardiologia, referência no estado no transplante de coração.
Em Florianópolis, a captação e o transplante de córneas são realizados pelo Centro Oftalmológico de Diagnose e Terapêutica S/C Ltda e Centro Integrado de Oftalmologia. A Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon capta tecido ocular e realiza o transplante de medula óssea. O Hospital Celso Ramos, que também atua na mesma frente, é referência no transplante de córnea, rim e enxerto de tecido ósteo-condro-fascio-ligamentoso. O Hospital Infantil Joana de Gusmão também capta órgãos e faz enxerto de tecido ósteo-condro-fascio-ligamentoso. E o Hospital de Caridade transplanta rim, coração e tecido ósteo-condro-fascio-ligamentoso.

Fonte: Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) - 11-04-2008


  •