11-04-2008 - Diretor-presidente analisa custo de medicamento na Câmara

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello, participou, nesta quinta-feira (10), da Audiência Pública "Economia da Saúde: cenários público e privado". A reunião ocorreu na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
No encontro, Mello destacou as ações da Anvisa na regulação do mercado de medicamentos novos. De acordo com ele, uma das principais etapas do processo de avaliação de produtos inovadores é a relação entre o custo e a eficácia. "Se o tratamento não for mais eficaz, não se pode permitir custo superior ao já existente", afirmou.
Ele acrescentou que a aplicação de ferramentas de avaliação econômica adotadas pela Agência tem possibilitado reduções significativas no preço do medicamento ao consumidor.
A atuação da Anvisa em favor da maior economia na saúde foi elogiada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Roberto Fonseca. Para ele, a redução dos gastos no setor só será possível por meio de análises do que é efetivamente realizado. "A solução é unir uma proposta comum para discutir todos os processos e focar no valor do atendimento à saúde do paciente", assegura.
O professor de Fisiologia e Epidemiologia Clínica da Faculdade de Medicina da Univille de Santa Catarina, Carlos Augusto Cardim, tem ponto de vista semelhante. Segundo ele, a queda nos custos da saúde também depende da avaliação das tecnologias utilizadas. "O profissional de saúde é quem tem maior influência nesse custo. Por isso, suas decisões devem ser baseadas nas melhores opções científicas", conclui.

Fonte: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa - 10-02-2008


  •