25-04-2008 - UFSC seleciona voluntários para nova etapa de desenvolvimento de vacina contra o câncer de colo de útero

Uma nova pesquisa será desenvolvida no Centro de Pesquisas "Projeto HPV" da UFSC a partir de maio deste ano. Agora o grupo de pesquisadores vai comparar a eficácia da vacina quadrivalente anti-HPV (que protege contra quatro tipos de vírus: 6, 11, 16 e 18, e já está sendo comercializada) com uma vacina multivalente (contendo mais tipos de HPV).
Para a nova etapa de estudos estão sendo selecionadas mulheres de 16 a 26 anos que não tenham história prévia ou atual de infecção HPV ou exame preventivo anormal. Interessadas podem entrar em contato com o Centro de Pesquisa ´Projeto HPV`, no Hospital Universitário da UFSC, pelos telefones (48) 3233-6798 / 3721-9082. Um benefício da participação no estudo é o acesso regular às avaliações ginecológicas, incluindo avaliação freqüente quanto às doenças do aparelho genital e o exame de Papanicolaou periódico.
O grupo da UFSC trabalhou no desenvolvimento da vacina quadrivalente, a primeira contra o câncer de colo de útero. O medicamento foi desenvolvido pelo laboratório dos Estados Unidos Merck Sharp & Dohme, em um trabalho colaborativo com 150 centros de pesquisa, em 30 países. No Brasil, o Hospital Universitário (HU) foi uma das 15 instituições que participaram do estudo.
O HPV é transmitido principalmente através do contato sexual. Existem mais de 100 tipos do vírus e os mais graves são o 16 e o 18 (responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero), e o 6 e o 11 (que ocasionam 90% das verrugas anais e genitais). As doenças mais comumente relacionadas com o HPV são o condiloma genital e o câncer de colo de útero, mas o vírus também pode causar câncer anal, de laringe, de faringe, nas cordas vocais, no pênis e em outras áreas do organismo.

Mais informações: Kelli Regina Silva / Coordenadora de Pesquisa Clínica do Centro de Pesquisas do Projeto HPV
Hospital Universitário–UFSC
Fone: 3233-6798 / E-mail: kellisilva_4@hotmail.com

Visite o site do Projeto HPV dentro da página da UFSC 

Saiba Mais:
- A vacina pesquisada no HU, chamada de Gardasil, possui ação preventiva e é quadrivalente, pois protege contra quatro tipos de HPV: o 6, 11, 16 e 18. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou o medicamento no Brasil.
- A conclusão dos estudos sobre a vacina contra o HPV é de que ela possui uma ação de 100% na prevenção das lesões causadas pelos tipos 16 e 18, responsáveis pelas lesões pré-cancerosas e pelo câncer; e 99% de eficácia para os vírus 6 e 11, que ocasionam as verrugas genitais. Os pesquisadores verificaram que essas porcentagens são válidas por pelo menos cinco anos.
- O medicamento é voltado para mulheres de 9 a 26 anos de idade e deve ser tomado em três doses. Apesar de o efeito da vacina ser preventivo, e não terapêutico, mulheres que já têm algum tipo de HPV podem utilizar o medicamento: além de se prevenir contra outros tipos de HPV, essas mulheres terão uma diminuição do tempo de suas lesões e um retardamento na evolução.

Fonte: Agecom/UFSC - 23-04-2008


  •