29-04-2008 - Anvisa suspende propaganda de estudo dirigida a médicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu em todo o país a propaganda “Schering-Plough divulga os resultados do estudo Ideal, primeiro grande estudo comparativo entre esquemas de tratamento com as alfapeginterferonas”. A medida consta da Resolução RE nº 1255, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. 
Também devem sair de circulação todas as demais propagandas do medicamento Pegintron, da empresa Schering-Plough Produtos Farmacêuticos Ltda., que apresentem posologia não compatível com a registrada junto à Anvisa. O mesmo vale para as peças publicitárias que apresentam comparações que não estão embasadas em estudos publicados e acessíveis na íntegra para avaliação de prescritores e dispensadores de medicamentos.
A divulgação de medicamentos por meio de estudos clínicos, distribuídos direto aos médicos pelos propagandistas, já é prática comum nos consultórios. No caso do material impresso suspenso pela Anvisa, a empresa farmacêutica apresenta um resumo de estudo comparativo com resultados que destacam a superioridade de seus produtos. No entanto, a íntegra do trabalho científico não está publicada e nem acessível para consulta e análise dos médicos.
A substância alfapeginterferona é utilizada no tratamento de hepatite C. A propaganda irregular suspensa pela Anvisa traz informações que não permitem uma tomada de decisão adequada por prescritores, levando-os à recomendação não embasada de posologias, ou, até mesmo, à escolha de opção terapêutica cuja eficácia não está devidamente comprovada.

Fonte: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa - 29-04-2008


  •