30-04-2008 - Congresso de Medicina Intensiva debate humanização na UTI

Realizado a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva ocorrerá este ano em Salvador, entre os dias 6 e 10 de maio, e terá como tema principal Unidade de Cuidados Intensivos (UCI): celebração da vida. "Queremos difundir a idéia de que a UCI é lugar para se viver, e não para se morrer, a menos que a morte seja irreversível e irremediável", afirma o médico intensivista André Guanaes, presidente do Congresso.
Outros aspectos relacionados à humanização das UTIs, como conceito de morte encefálica, bioética e terminalidade de vida, estão na programação. "Este congresso marca um momento de intenso crescimento da especialidade intensivista no Brasil e de um debate contínuo sobre as situações que compõem o dia-a-dia dos pacientes graves", destaca o presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Álvaro Réa-Neto.
No programa científico, são destaques temas como sepse, suporte ventilatório, cardiointensivismo, reanimação e trauma. Serão revistos os conceitos do Surviving Sepsis Campaign (Campanha Sobrevivendo à Sepse), novas metodologias em monitorização hemodinâmica e minimamente invasiva, uso de antimicrobianos, entre outros.
Cerca de 60 convidados estrangeiros se desdobrarão entre conferências, mesas redondas, painéis de debate, sessões pró e contra e "como eu faço". "A intenção é criar oportunidades para que os médicos intensivistas brasileiros possam aproveitar ao máximo a experiência dos grandes nomes da medicina intensiva mundial", diz o presidente da Comissão Científica do Congresso, Sydney Agareno. Áreas importantes na abordagem dos pacientes graves, como enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia também estão previstas na programação, além de especialidades como pediatria e neonatologia em UTI.
Durante o Congresso, candidatos a especialistas farão as provas para o título concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) nas modalidades adulto e pediátrico. São esperados 5 mil participantes entre médicos e outros profissionais que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva dos hospitais brasileiros.

Serviço:
XIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva
6 a 10 de maio
Salvador-BA
www.cbmi2008.com.br
Inscrições on-line ou pelo tel.: (71) 2104-3477

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias - 30-04-2008


  •