07-05-2008 - Espaço Saúde da ALESC

Três municipios se destacam em tratamentos de alta complexidade
As 43 cidades da região Sul do estado possuem 31 estabelecimentos de saúde. Dos 2.343 leitos existentes, 1.734 são conveniados com o Sus. Criciúma, Tubarão e Araranguá se destacam nos números e no tratamento de alta complexidade, como neurologia, ortopedia, oncologia, cirurgia cardiovascular, tratamento para gestantes de alto risco e terapia renal. Dos hospitais credenciados pelo Sus, dois deles receberam o título Hospital Amigo da Criança, o Hospital Regional de Araranguá, no esxtremo-sul, e o Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão.

Transplantes
Segundo informação do SC transplantes,órgão subordinado à Secretaria de Estado da Saúde, todos os Hospitais podem fazer o credenciamento para a captação ativa de órgão, seguindo algumas exigências do Ministério da Saúde. Pela solidariedade das pessoas e pelo trabalho levado a sério, o estado liderou o ranking de doações e transplantes no ano passado. Em 2007, o Hospital São José, de Criciúma, realizou 10 transplantes de córnea.

Hospital de Brusque apresenta dificuldade
Após 40 anos de fundação, o Hospital e Maternidade Dom Joaquim, de Brusque, precisa de uma série de melhorias, desde a reforma do prédio atéa compra deequipamentos e mobiliário.
O Deputado Dagomar Carneiro (PDT) trouxe o assunto ao Plenário na sessão ordinária do dia 23. Em 2007 o parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 276/07, que pretende estender os beneficios do Fundo Sociasl para a área da Saúde. Ele aproveitou o momento para pedir ao lider do governo deputado Herneus de Nadal ( PMDB), que interceda junto ao Executivo para a matéria seja aprovada.

Fonte: Jornal AL- Assembléia Legislativa de Santa Catarina - 07-05-2008


  •