09-05-2008 - Secretaria de Saúde da capital prorroga vacinação de idosos

As campanhas de vacinação de idosos começaram em 1999, ano em que se comemorou o Ano Internacional do Idoso. Desde então milhões de pessoas acima de 60 anos são vacinados todos os anos no Brasil.
Os objetivos da campanha visam reduzir a ocorrência de doenças respiratórias, as complicações decorrentes dessas doenças e os óbitos entre os idosos.
Um dos maiores desafios em relação a saúde da população com mais de 60 anos é a prevenção de enfermidades que interferem no desenvolvimento de suas atividades diárias. A gripe é uma das principais doenças que afetam os idosos devido a seu organismo ser mais vulnerável e susceptível a complicações como a pneumonia e a desestabilização de um quadro de doença cardíaca ou renal.
Segundo o Ministério da Saúde, estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra a influenza (gripe) reduz mais de 50% das doenças relacionadas a gripe, nos idosos vacinados e, no mínimo 32% das hospitalizações por pneumonias. Esses estudos apontam para uma queda de pelo menos 31% das mortes hospitalares por pneumonias e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas ás doenças respiratórias.
O sucesso alcançado nas campanhas de vacinação do idoso em Florianópolis deve-se a grande adesão da nossa população idosa a esta estratégia. A cada ano mais pessoas acima de 60 anos procuram por este benefício cuidando com muita atenção e responsabilidade de sua saúde.
Além da vacina contra influenza o Programa Nacional de Vacinação PNI também disponibilizara para os idosos as vacinas contra Difteria e Tétano e Anti- Pneumocócica.
Esta será a 10° edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso e traz o slogan: "Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se." A vacinação começa em 26 de abril e termina em 09 de maio, é gratuita e será aplicada em todos os centros de saúde de Florianópolis.
Durante o período da campanha,equipes de saúde atuarão em asilos, casa de repouso e outras instituições que abriguem a população com idade acima de 60 anos. Os idosos que se encontram acamados ou com dificuldade de locomoção podem ser vacinados no domicílio. Para isso um familiar ou responsável deve contatar a equipe de saúde de seu bairro.
A meta a ser alcançada este ano é de vacinar no mínimo 80% da população idosa.

Não esqueça de trazer o seu cartão e vacina.
O cartão de vacinação é um documento de comprovação de imunidade, sendo de responsabilidade dos Centros de Saúde emiti-lo e atualiza-lo por ocasião da administração de qualquer vacina e é importante que ele seja apresentado em todos os atendimentos de saúde.

Fonte: SMS - 09-05-2008


  •