12-05-2008 - Bactérias do bem

As bactérias são, normalmente, associadas a sujeiras e doenças. Porém, cada vez mais, elas são colocadas nos alimentos com uma função positiva. O desenvolvimento da indústria alimentícia trouxe um crescimento do número de produtos que contêm esses microorganismos em suas fórmulas.
Os chamados probióticos ajudam a manter a harmonia entre as bactérias benéficas e maléficas do intestino. Os microorganismos existentes nesses produtos já vivem no nosso corpo, mas em pouca quantidade. A ingestão desses alimentos funcionais auxilia na proliferação das bactérias boas, ameniza a ação das ruins e reduz eventuais problemas causados pelo desequilíbrio dos parasitas.
Esse processo como um todo ajuda a melhorar o funcionamento da flora intestinal, prevenindo a ocorrência de diarréia ou a constipação.
Por isso, é recomendado a todos a ingestão de alimentos funcionais, com exceção daqueles que têm intolerância à lactose ou inflamações no intestino ou no pâncreas. Mas é preciso tomar cuidado com a dose, o horário de ingestão e o acompanhamento dos alimentos funcionais. O nutricionista esportivo e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) Rodrigo Valim alerta:
- Os probióticos não devem ser consumidos mais de uma ou duas vezes ao dia e é preciso ter cuidados com a refrigeração dos produtos.

Fonte: Diário Catarinense - 12-05-2008


  •