#

12-05-2008 - SAMU de Santa Catarina abre vagas para médicos

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) está com vagas abertas para médicos atuarem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em diversas cidades. Os profissionais serão contratados como prestadores de serviço com um salário mensal de R$3.500,00 para 24 horas de trabalho semanais.
O SAMU abriu quatro vagas em Joinville, três em Blumenau, quatro em Balneário Camboriú e duas em Rio do Sul.
Para se candidatar, os médicos devem enviar o currículo para o email samuestadual@saude.sc.gov.br . Após a contratação, os profissionais passam por uma capacitação específica para a realização de atividades intervencionistas e reguladoras.

O QUE É O SAMU?
Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro a oferecer cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a 100% da população através de Centrais Reguladoras. Cada Central é composta por ambulâncias de suporte básico, UTIs móveis, médicos, técnicos e enfermeiros preparados para trabalhar em situações de urgência que envolvam ocorrências clínicas ou traumáticas. O serviço é acionado pelo telefone 192. “Mais do que uma ambulância, o SAMU é um mecanismo de triagem. Cabe às suas equipes não apenas classificar as urgências, mas também determinar o melhor destino para o paciente em questão, além da liberação de leitos para que seja acolhido no hospital”, explica Roberto Hess de Souza, Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde. O envio de uma ambulância é justificado em casos de acidente de trânsito, ataques do coração, convulsões, desmaios prolongados, envenenamentos e intoxicações. A Central não está autorizada a enviar viaturas para retirada de gesso, doação de sangue e realização de exames.

Fonte: SES - 12-05-2008


  •