#

21-05-2008 - Primeira mulher a receber transplante de coração em Florianópolis recebe alta

A diarista Maria de Lurdes Schmitz da Luz, primeira paciente a receber um transplante de coração de Florianópolis, recebe alta na manhã desta quarta-feira, 22 dias após a cirurgia. Maria de Lurdes segue agora para Blumenau, onde mora.
Na cerimônia de liberação, 250 balões em formato de coração foram lançados do Hospital de Caridade, no Centro da cidade, onde a cirurgia foi realizada dia 30 de abril. O evento, realizado em frente à Capela Menino Deus, também contou com a benção do padre Pedro Koelher.
Segundo o cirurgião cardíaco Frederico Di Giovanni, a situação da paciente é tranqüila e a evolução de seu estado de saúde ocorreu conforme o planejado.
— Foi uma ótima evolução. Houve rejeição nos primeiros dias, que foi resolvida com medicamento. Ocorreu como nós esperávamos.
Maria de Lurdes afirma que está se sentindo bem e que ficou muito feliz com a cirurgia.
— Estou me sentindo muito bem, graças a Deus. Tô indo embora sabendo que eu estou com saúde. Eu não estava legal quando vim, tinha muita falta de ar, muita dor — disse.
O cirurgião explica que agora a mulher terá que ficar 90 dias em repouso relativo e passar por exames.
— É um período de vários exames. Vamos trabalhando, ela vai ter que se adaptar. Em geral, depois de um ano, a vida volta ao normal.

Fonte: Diário Catarinense - 21-05-2008


  •