29-05-2008 - Secretária de Saúde apresenta Projeto de Lei contra o fumo

Os espaços destinados aos fumantes em bares e restaurantes da capital podem estar com os dias contados. A Secretaria de Saúde do município apresenta nesta sexta-feira(30) um Projeto de Lei a ser encaminhado à Câmara de Vereadores proibindo o fumo nestes e em outros ambientes fechados. A medida visa proteger não apenas os demais clientes como também quem trabalha nestes ambientes. "Somos uma das primeiras cidades do país a ter coragem para enfrentar a poderosa indústria do fumo com um Projeto de Lei tão polemico", diz o titular da pasta, João Cândido da Silva.
No sábado(31) é comemorado o Dia Mundial Sem Cigarro, cujo tema este ano é voltado às futuras gerações. Para marcar a data a Secretaria de Saúde estará entregando às primeiras mil crianças que nascerem nas maternidades da capital uma camiseta com a logomarca da campanha. "Queremos lembrar aos pais e a todos os adultos que seus filhos têm direito a um ambiente livre do fumo", destaca a Coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo de Florianópolis, Senen Hauff.
Ela lembra que a maioria dos Postos de Saúde da capital oferece auxílio às pessoas que desejam abandonar o cigarro. Nestes locais é possível participar de grupos formados por pessoas que já superaram o vício ou que também desejam fazê-lo. Além disso, após avaliação médica, é possível obter medicação específica para este fim. De acordo com a coordenadora, ainda este semestre todas as unidades do município vão contar com esta atividade. O acesso é aberto a qualquer pessoa que deseje deixar de fumar.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde - 29-05-2008


  •