03-06-2008 - Vacina contra dengue fica pronta em 2010

A explosão de casos de dengue no Brasil fez o Instituto Butantã de São Paulo acelerar os ensaios para a primeira vacina mundial contra a doença.
Ontem, o presidente do instituto, Isaías Raw, garantiu que os testes da imunização em humanos começam já no ano que vem e que as doses devem estar prontas para serem aplicadas na população em 2010.
- A situação nacional nos obriga a correr. Não temos mais como assistir o mosquito Aedes aegypti (transmissor da doença) fazer tantas vítimas - afirmou.
A situação citada pelo pesquisador é referente ao marco histórico da dengue alcançado no ano passado. O Brasil fechou 2007 com 559.954 casos, o Estado de São Paulo com 82 mil e o município com 2.800 - todos os números são recordes.
No início de 2008, mais uma situação de epidemia foi enfrentada pelo Rio de Janeiro: 109 mortes confirmadas e quase 150 mil registros.
Segundo o presidente do Butantã, a vacina foi desenvolvida nos Estados Unidos porque, "os norte-americanos estão interessados nessa pesquisa para imunizar pessoas que saem do país e também soldados". Lá, já foram realizados testes com seres humanos.
- A vacina foi aplicada em alguns voluntários. Queriam ver se eles produziam anticorpos contra a doença. O resultado foi positivo - contou.
Raw explicou que os norte-americanos criaram versões geneticamente modificadas do patógeno, incapazes de se reproduzir dentro do organismo humano e de utilizar o mosquito como vetor de transmissão.
Pela parceria entre o Butantã e o Instituto de Saúde Pública dos Estados Unidos, os norte-americanos vão transferir aos brasileiros todo o conhecimento necessário para a produção da vacina.

Fontes: Diário Catarinense - 03-06-2008 


  •