04-06-2008 - Sul da Ilha ganha, hoje, policlínica

Cerca de 2,5 mil consultas e 80 exames mensais. Essa é a expectativa de atendimento da nova Policlínica Municipal do Sul, no Bairro Rio Tavares.
A partir de amanhã, serão oferecidas seis especialidades médicas aos cerca de 90 mil moradores da região. Outras quatro especialidades começam a funcionar em julho. É a terceira unidade do gênero inaugurada em Florianópolis, que já possui as policlínicas do Centro e do Norte.
A moradora do Bairro Rio Tavares Mirela Souza Martins espera que a policlínica melhore o atendimento:
- Uso o posto de saúde daqui e ouço muita gente reclamando que não tem vaga para consultas. Tomara que fique melhor, já que não vamos mais ter só clínico-geral.
Para o coordenador regional de saúde do Sul, Armindo Santoro, a vantagem será a pessoa saber que a consulta está marcada e que será atendida.
- Assim, começamos a oferecer, de maneira mais ágil, a integralidade. Os pacientes entram pelo atendimento básico e logo passam para as consultas especializadas - explicou.
A unidade fica na Rodovia SC-405, ao lado do Terminal de Integração do Rio Tavares (Tirio). No prédio de quatro andares e 1.892 metros quadrados trabalharão 36 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos. Pacientes dos 13 postos de saúde entre Naufragados e a Caieira do Saco dos Limões serão atendidos no local. A localização do prédio foi um ponto que agradou aos moradores.
- O Sul da Ilha tem mais de 40 quilômetros de extensão. Imagina se deslocar daqui até o Centro? A policlínica ficou no meio do caminho e em um local de fácil acesso - explicou Santoro.
Quando soube da inauguração, Míriam Regina dos Santos Rios, moradora do Bairro Fazenda do Rio Tavares, perguntou à sua médica no posto quais seriam as vantagens:
- Ela disse que não vamos mais precisar ir ao Centro para fazer as outras consultas. Aqui fica bem mais perto. Só isso já é um benefício - disse Míriam.

Consultas reprimidas chegam a 42 mil
A quarta policlínica da Capital será no Bairro Estreito, no Continente. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é construir uma unidade para cada 100 mil habitantes.
- Desde setembro de 2007, nós assumimos a gestão plena de saúde. Fomos a última Capital brasileira a fazer isso. Tínhamos que assumir as consultas especializadas também - explicou o secretário municipal de Saúde, João José Cândido da Silva.
Segundo as contas do secretário, existiam mais de 42 mil consultas especializadas reprimidas, ou seja, esperando para serem realizadas.
- Eram pacientes que tinham que fazer tomografias, ressonâncias, se consultar com cardiologistas e neurologistas. Ninguém agüenta mais essa espera - disse.

Atendimento
Objetivo é construir uma unidade para cada 100 mil pessoas na Capital

Fique por dentro
A Policlínica do Sul fica na Rodovia SC-405, ao lado do Terminal Urbano do Rio Tavares (Tirio) e atende de segunda à sexta, das 7h às 19h. A partir de setembro, também funcionará no prédio o Pronto Atendimento 24 horas para casos de emergência
Especialidades atendidas a partir de amanhã
- Dermatologia
- Ginecologia e obstetrícia
- Psiquiatria
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Eletrocardiografia
Especialidades oferecidas a partir de julho
- Cardiologia
- Ortopedia
- Neurologia
- Reumatologia
Como marcar a consulta
- Ir à unidade de saúde mais próxima de casa, onde será atendido por um médico da família
- O médico fará o pedido de consulta na Policlínica. Cada posto de saúde tem um número de consultas disponibilizadas e o paciente entrará na fila de atendimento
- No dia marcado, o paciente deve ir à policlínica com o cartão com o nome do médico e o horário da consulta para ser atendido

Fonte: Diário Catarinense - 04-06-2008


  •