10-06-2008 - Fórum apresentará avanços no combate à Aids e hepatites

O IV Fórum Brasileiro de Aids e o II Fórum Brasileiro de Hepatites Virais acontecerão de 18 a 20 de junho em Santos, no Mendes Plaza Hotel, para apresentar os avanços da comunidade médica, científica e das autoridades no combate à Aids e hepatites.
O evento contará com renomados especialistas internacionais, como o médico brasileiro Marco Vitória, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o médico Stephen Polyak, da Universidade de Washington, um dos maiores especialistas em pesquisas do Interferon, que é usado para defender o organismo contra vírus e bactérias. Entre as autoridades, foi convidada a diretora do Programa Nacional de DST/Aids, Mariângela Simão.
O fórum oferecerá a oportunidade de a comunidade local se informar sobre as novidades no combate à Aids e hepatites, de acordo com o presidente do evento, o médico Juvêncio Furtado, também presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia. Ele lembra que a comunidade científica estadual e nacional poderá reciclar conhecimentos, atualizando-se sobre os avanços dos tratamentos contra as duas doenças. Furtado afirma ainda que estudantes de Medicina também terão muito a acrescentar com a participação.
Um tema que terá atenção especial no evento será o crescimento da Aids em adolescentes do sexo feminino. "O assunto nos preocupa muito, porque as jovens têm a falsa impressão de segurança em virtude dos medicamentos. É necessário investir muito na prevenção, com orientação e conscientização. É preciso que elas compreendam a importância da prevenção", diz Furtado.
Outra preocupação da comunidade médica e das autoridades é quanto aos vírus das hepatites B e C. "Em relação à hepatite B, já existe vacina eficaz, mas não para a hepatite C. Por isso os cuidados para evitar a hepatite C têm que ser redobrados", alerta Furtado. No que diz respeito à hepatite B, é necessária a prevenção no relacionamento sexual.
Antes e depois das palestras e conferências, haverá dois cursos. Um deles tratará de assuntos como a síntese protéica, diagnóstico biomolecular das hepatites virais, diagnóstico sorológico das infecções por HIV e aplicações práticas da Biologia Molecular no HIV e nas hepatites virais. O outro abordará o manuseio clínico e terapia da hepatite B e C e princípios da terapia anti-retroviral.
Os dois fóruns são uma realização do Jornal Brasileiro de Aids (JBA) e Jornal Brasileiro de Hepatites (JBH). Os eventos contam com o apoio da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Sociedade Brasileira de Imunologia, CEPES - Programa Nacional de DST/Aids e Programa Nacional de Hepatites Virais, ambos do Ministério da Saúde.

Mais informações: (13) 3235-8899 e 3235-8892
http://www.forumaidsehepatites.com.br/

Fonte: Revolução Comunicação e Marketing - 10-06-2008


  •