O Conselho Federal de Medicina aprovou, na Sessão Plenária desta quinta-feira, dia 12, o reconhecimento de duas novas áreas de atuação da Medicina: Medicina Aeroespacial e Perícia Médica. As duas foram inclusas no Anexo II, da Resolução 1785/06, que trata do reconhecimento de especialidades médicas.
Por uma solicitação da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), o CFM reconheceu a Medicina Aeroespacial como área de atuação. A área da Perícia Médica era um pleito antigo da Sociedade Brasileira de Perícias Médicas e foi reconhecida, nesta quinta-feira, pelo CFM.
O relator da Resolução aprovada, membro da Comissão Mista de Especialidades, Antônio Gonçalves Pinheiro, explica sobre as novas áreas. Segundo ele, a Medicina Aeroespacial "é uma área de atuação de duas especialidades: Medicina do Tráfego e da Clínica Médica". Sobre a Perícia Médica, Gonçalves Pinheiro afirma que a área não se destinada às perícias previdenciárias, mas sim às perícias judiciais.
Outra alteração aprovada durante a sessão foi em relação à área de Dermatologia. Cirurgia Dermatológica e Cosmiatria não são mais áreas de atuação da especialidade. O CFM aprovou a exclusão das duas áreas, a pedido da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Aldemir Humberto Soares, 1º secretário da AMB, participou da reunião.
Fonte: CFM - 13-06-2008