O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão defendeu nesta segunda-feira (16), em Curitiba (PR), a regionalização do atendimento à população, o que envolve o preenchimento dos vazios assistenciais e a formação de uma rede local de serviços de saúde. Temporão participou da inauguração do Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura, em Curitiba (PR).
"É preciso regionalizar o atendimento para resolver o problema crônico da centralização e da superlotação nas regiões metropolitanas brasileiras. Os prefeitos e governadores precisam criar condições estruturais e pensar no futuro, para que as pessoas sejam atendidas adequadamente, em todos os níveis de complexidade do sistema na região onde moram", disse Temporão.
A unidade de saúde inaugurada hoje será referência para toda a região Sul do país, no atendimento a deficientes físicos e reabilitação locomotora. Foram investidos cerca de R$ 35 milhões na construção e compra de equipamentos. Outro exemplo de regionalização foi o lançamento no ano passado do primeiro centro de atenção ao câncer no Acre, o que evitará que o paciente tenha que se deslocar para cidades como Rio de Janeiro e São Paulo para ter garantido o seu atendimento.
Durante o anúncio, o ministro defendeu ainda a humanização do atendimento em todos os serviços médicos. "É preciso melhorar a qualidade da relação médico e paciente. Sair de uma consulta médica sem qualidade significa que o paciente vai procurar outro especialista, outro serviço. O resultado é dinheiro público jogado fora. Qualidade é fundamental", afirmou.
O Ministério da Saúde lançou no ano passado o programa Mais Saúde, que prevê a regionalização do atendimento, buscando implementar serviços inexistentes em determinadas áreas e fortalecendo a atenção básica. As metas vão até 2011.
Mais informações
Atendimento ao cidadão
0800 61 1997 ou 61 3315-2425
Atendimento à Imprensa
(61) 3315-3580 ou 3315-2351
Fonte: Ministério da Saúde - 17-06-2008
Fonte: Ministério da Saúde - 17-06-2008