18-06-2008 - Programa Telessaúde Brasil é implantado em Santa Catarina

A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, participou nesta terça-feira, 17 de junho, da implantação do Programa Telessaúde Brasil em Santa Catarina. Apenas nove estados brasileiros foram beneficiados pelo programa de ensino permanente a distância que vai utilizar a estrutura de acesso à internet da Rede de Telemedicina da SES. Aqui no Estado, 56 municípios serão beneficiados pelo Telessaúde, que trata-se de uma cooperação em nível municipal, estadual, federal e internacional, por incluir colaborações da Organização Pan-americana de Saúde, Ministério da Saúde, Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina e secretarias municipais de Saúde.
“Essa construção coletiva de soluções para a Saúde é muito importante. E será através destas capacitações, oferecidas a distância para os profissionais de Saúde, que vamos fortalecer a Atenção Básica. Este programa é uma porta aberta para o diálogo e o esclarecimento de dúvidas, e vai permitir o intercâmbio entre as equipes de Saúde de vários municípios”, destacou a secretária Carmen Zanotto no evento que também reuniu o vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, representantes do Ministério da Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde.
O Núcleo de Telessaúde terá sede no Hospital Universitário, e as cidades que aderiram ao programa já receberam, na cerimônia desta terça-feira, os computadores e equipamentos necessários para a viabilização das aulas. O curso é destinado a médicos, enfermeiros, agentes de saúde, dentistas e outros profissionais da área médica, que terão duas horas de aula por semana, no seu ambiente de trabalho. O primeiro módulo, "Utilização de tecnologias de Ensino a Distância", foi oferecido ainda nesta terça-feira aos representantes municipais que participaram da solenidade na UFSC.
Além da prática de ensino, o Núcleo Telessaúde de Santa Catarina terá módulos dedicados à pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologias para a área de ensino de Saúde a distância. O programa de Telemedicina da Secretaria de Estado da Saúde, que hoje está presente em 76 municípios catarinenses, participa desta iniciativa disponibilizando toda a sua estrutura de acesso à internet em unidades de Saúde do interior do Estado.
 
Fonte: SES - 18-06-2008


  •