26-06-2008 - Reforço ao combate à leptospirose

RJ: O Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), tornou-se o quarto laboratório do mundo a receber a designação de Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Leptospirose.
A partir de agora, terá atuação maior na colaboração com outros países em casos de epidemias, oferecerá treinamento de pessoal, cooperação técnico-científica, além de atender as metas da OMS: redução do número de casos, de mortes e de doenças emergentes e negligenciadas, como a leptospirose.
- A leptospirose é uma das prioridades da OMS. É uma doença de importância global, embora ocorra em proporção muito maior nos países em desenvolvimento. É conseqüência do processo de globalização, das desigualdades sociais e da modificação ambiental, como ocorre em favelas - diz Martha Pereira, chefe do laboratório e agora diretora do Centro Colaborador da OMS.
O processo para o laboratório do IOC chegar a Centro Colaborador da OMS foi longo. Foram necessários três anos para que todas as etapas fossem cumpridas (ser um centro de pesquisas reconhecido internacionalmente, ter na direção profissional com alto nível de especialização e haver disposição do país de colaborar com a OMS).

Fonte: Diário Catarinense - 26-06-2008


  •