As eleições nos Conselhos Regionais de Medicina, que acontecem entre os dias 5 e 7 de agosto, escolherão, para cada Estado e para o Distrito Federal, 20 conselheiros efetivos e 20 suplentes, com mandato a partir de 1º de outubro deste ano até 30 de setembro de 2013.
As eleições 2008 faz lembrar o importante papel que esses órgãos desempenham. Os Conselhos Regionais são órgãos que possuem atribuições constitucionais de fiscalização e normatização da prática médica. Atuando no âmbito judicante, normativo, administrativo e educacional, os Conselhos Regionais de Medicina exercem também um papel político muito importante em seus Estados, defendendo a saúde da população e os interesses da classe médica.
Trabalhando em consonância com o Conselho Federal de Medicina, formam uma corporação única, voltada para a adoção de políticas de saúde dignas e competentes, que alcancem a sociedade indiscriminadamente.
Ao defender os interesses corporativos dos médicos, os Conselhos Regionais de Medicina empenham-se em defender a boa prática médica, o exercício profissional ético e uma boa formação técnica e humanista, certos de que a melhor defesa da medicina consiste na garantia de serviços médicos de qualidade para a população.
Participe de forma consciente. O voto é obrigatório e secreto para os médicos inscritos nos Conselhos.
Fonte: Portal do CRM - 08-07-2008