16-07-2008 - Maior campanha de vacinação já realizada no mundo deve imunizar 2 milhões de catarinenses

Florianópolis (16/07/08) - A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, e em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, vai participar em agosto da maior campanha de vacinação já realizada no mundo. O objetivo é imunizar 2 milhões de catarinenses contra a rubéola. Homens e mulheres, entre 20 e 39  anos, já vacinados ou não contra a doença. No Brasil, a megaestrutura montada pretende vacinar 70 milhões de pessoas, a partir de um investimento que supera os R$ 200 milhões. A Campanha atende à recomendação do 44º Conselho Diretor da OPAS, que estabeleceu a meta de eliminação da rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) nas região das Américas para o ano de 2010.
Os custos diretos e indiretos da rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita são muito elevados, como resultado da necessidade de dispor de procedimentos diagnósticos e de tratamento especializado. Estima-se que o custo da atenção médica de uma criança com SRC seja de US$ 200 mil. O valor, mesmo alto, fica pequeno se comparado ao sofrimento gerado às vítimas da doença que provoca cegueira, surdez, retardo mental e cardiopatias, entre outras seqüelas.
Nos últimos dois anos, houve surtos de rubéola, de forma dispersa, em todo o país. Em 2007, foram registrados 8.407 casos, sendo 161 em mulheres grávidas, o que resultou em 20 recém-nascidos com SCR. A única alternativa para conter o avanço de casos e surtos é a vacinação indiscriminada. Ao contrário de anos anteriores, quando as campanhas tentavam atrair apenas mulheres aos postos de saúde, desta vez o foco está também no público do sexo masculino, já que em 70% dos casos confirmados a doença se manifestou em homens.
A campanha de vacinação contra a rubéola vai de 9 de agosto a 12 de setembro. O dia de lançamento coincide com o Dia Nacional da campanha de vacinação contra a poliomielite. “O fato das campanhas coincidirem já vai oportunizar a vacinação contra a rubéola dos papais e mamães que já vão levar seus filhos menores de 5 anos para vacinar contra a poliomielite.  Mas precisamos da mobilização de toda a sociedade porque o público da campanha de vacinação contra a rubéola é quatro vezes superior ao da campanha contra a paralisia infantil ”, observa Luis Antonio Silva, diretor da epidemiologia da DIVE/SES, que alerta: “Para realmente eliminar a rubéola e a SRC em nosso estado, todos os catarinenses entre 20 e 39 anos devem ser vacinados, independente do histórico de vacinação anterior,  até o dia 12 de setembro."

Fonte: SES - 16-07-2008


  •