Foi publicada nesta terça-feira, 15 de julho, no Diário Oficial da União, atualização ao anexo II da resolução CFM nº 1.785/2006, que reconhece as especialidades médicas e áreas de atuação. Sendo assim, o documento que passa a ter vigência é a Resolução CFM nº 1.845/2008.
De acordo com as solicitações encaminhadas à Comissão Mista de Especialidades no decorrer do ano 2007, foram aprovadas as seguintes modificações: exclusão das áreas de atuação Cirurgia Dermatológica e Cosmiatria, a pedido da Sociedade Brasileira de Dermatologia; inclusão da Endoscopia Digestiva como área de atuação da Cirurgia Geral; reconhecimento da Medicina Aeroespacial como área de atuação, tendo como requisitos possuir título de especialista em Medicina de Tráfego ou Clínica Médica; e reconhecimento da Perícia Médica como área de atuação comum a todas as especialidades médicas.
Conforme convênio firmado em 2002 entre AMB, CFM e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), anualmente é realizada a revisão das especialidades médicas e áreas de atuação reconhecidas.
Fonte: AMB - 18-07-2008