BRASÍLIA – A Comissão de Revisão do Código de Ética Médica, formada por representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam), esteve reunida nesta quinta-feira (24/07) para avaliar os resultados do primeiro mês de funcionamento do portal de internet (http://www.portalmedico.org.br/modificacaocem/), através do qual médicos e sociedade podem se cadastrar e enviar suas propostas para a mudança do código.
No portal, os médicos também podem enviar questionamentos sobre a revisão. Os e-mails são encaminhados para a Comissão Nacional e para a Comissão Estadual específica. De acordo com o setor de informática do CFM, responsável pelo desenvolvimento do portal, no último mês foram registradas 324 inscrições de médicos e instituições e 289 contribuições, uma média de 10,6 cadastros e 9,6 propostas diariamente. Além disso, foram registradas mais de mil visitas de todo o Brasil e de outros 13 países, entre eles Estados Unidos, Argentina, Angola, França e Reino Unido.
Em entrevista ao Informativo Fenam, o vice-presidente do CFM e coordenador da Comissão de Revisão do Código de Ética Médica, Roberto D’Ávila, se disse entusiasmado com os resultados da discussão até o momento. Para ele, o interesse dos médicos é essencial para que o novo código atenda a toda categoria. Os participantes lembraram que os médicos, durante o Congresso da Fenam, que teve uma mesa exclusiva para discutir a revisão do Código, expressaram a necessidade de participação de toda a categoria nessa construção. “Queremos fazer a revisão de maneira consolidada, revisando conceitos. Dessa forma, teremos base para uma reflexão sobre o que é um código e sua importância”, disse D’Ávila.
Para atender a essa reivindicação e aproximando as Comissões Estaduais da Nacional, a Comissão decidiu realizar reuniões regionais, verificando, ainda, o fluxo da troca de informações e encaminhamento de propostas e respostas. Com isso, o calendário dos encontros ficou assim:
• Região Norte: Manaus, 18 de setembro;
• Região Nordeste: Recife, 31 de outubro;
• Região Centro-Oeste: DF, 20 de novembro;
• Regiões Sul e Sudeste: São Paulo, 17 de dezembro.
Além das reuniões com as Comissões Estaduais de cada região, a Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica também deve dedicar um dia inteiro à discussão de propostas durante o Encontro Nacional de Conselhos de Medicina, que acontece em Brasília, entre os dias oito e dez de outubro.
Fonte: Informativo Fenam, com revisão de Imprensa Fenam - 24-07-2008