#

28-07-2008 - Campanha de vacinação da Poliomielite já começou na capital

Todos os Centros de Saúde da capital e as Policlínicas Municipais já estão fornecendo as doses da vacina contra a Poliomielite. Nesta segunda etapa, que vai até o dia 09 de agosto, a meta é imunizar mais de 26 mil crianças com idade até cinco anos. Mesmo quem já foi atendido em outras campanhas deve ser vacinado.
A Segunda Etapa da campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite tem como alvo a vacinação de todas as crianças menores de 5 anos de idade, independente de sua participação na primeira etapa. Baixe o Cartaz da Campanha.
Para impedir a circulação do vírus selvagem da poliomielite é necessário que a meta de 95% de cobertura vacinal seja alcançada de forma homogênea no município, também nesta segunda etapa.

Meta da campanha:
Crianças menores de 1 ano: 5.063
Crianças de 1 a 4 anos: 21.579
Total de crianças menores de 5 anos: 26.642

As campanhas têm por objetivo garantir a manutenção da erradicação da poliomielite no Brasil. Por isso, é muito importante que os responsáveis pelos menores de 5 anos levem as crianças para que tomem as gotinhas que protegem contra a pólio.
A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia.
Crianças com menos de cinco anos são as principais vítimas e o contágio se dá quando pessoas não vacinadas entram em contato com as fezes de pessoas contaminadas com o vírus, geralmente através da água. Ela ataca o sistema nervoso, provoca paralisia, atrofia muscular, deformação e, em muitos casos, a morte.
A melhor proteção contra a doença é a prevenção, através da imunização, pois uma vez contraída não há como curá-la.

Pólio Brasil e no mundo
Apesar da erradicação da doença desde 1994, mantemos as campanhas de imunização para bloquear a entrada de novos casos no país, pois, segundo dados da OMS, quatro países são considerados pólio-endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
Atualmente, ainda há risco de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil devido à importação de casos provenientes de países endêmicos.

Contra-Indicações da vacina
- A vacinação de crianças imunodeprimidas (portadoras de deficiência imunológica congênita ou adquirida - AIDS), crianças imunodreprimidas por realizam tratamento com imunossupressores, de crianças em contato domiciliar com pessoa imunodeficiente e de crianças submetidas a transplante de medula óssea deverá ser feita com vacina de poliovírus inativado (SALK) como atualização de esquema conforme normatização do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais.
- As crianças assintomáticas portadoras do HIV podem receber a vacina oral atenuada (VOP), que é a vacina da campanha.
- Nas crianças com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a vacinação é contra-indicada.
Na 2a Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite de 2008, o Dia Nacional de Mobilização acontecerá em 09 de Agosto (sábado), coincidindo com sua data de encerramento, e com o início da Campanha de Erradicação da Rubéola. Desta forma, neste dia o enfoque será a vacinação da família, uma vez que tanto crianças quanto adultos serão imunizados (vide nota técnica da Campanha de Erradicação da Rubéola).
Durante o Dia Nacional, as salas e postos de vacinação deverão atender das 8h às 17h sem interrupção. O bom senso e o acolhimento da clientela devem estar acima de qualquer situação, cabendo à equipe avaliar a necessidade de atualizar as demais vacinas.
Nos demais dias, as salas de vacina estarão abertas conforme o horário de rotina de funcionamento das Unidades de Saúde.
"O maior mérito da eliminação da circulação do poliovírus selvagem em nosso país é atribuído ao sucesso das campanhas nacionais de vacinação. Um país se mantém livre da poliomielite através da continuidade destas campanhas e bons indicadores de vigilância epidemiológica da paralisia flácida aguda/poliomielite (PFA/POLIO)."

Fonte: SMS - 28-07-2008


  •