29-07-2008 - Médicos bahianos se reúnem em assembléia e discutem reivindicações feitas ao Estado

Os médicos bahianos se reúnem em assembléia nesta quarta-feira (30/07), na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM). A categoria vai discutir os assuntos abordados na audiência que a diretoria do Sindicato dos Médicos da Bahia, representantes de diversos hospitais do Estado e o presidente do Cremeb, Jorge Cerqueira, tiveram com o Secretário de Saúde, Jorge Solla, no último dia 24. Os representantes da classe médica foram em busca de respostas para as reivindicações feitas na última assembléia do dia 11 de junho. Entre elas estão piso salarial de R$7.503,18, melhores condições de trabalho, realização de concurso público e implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários.   
O presidente do Sindimed, José Caires, reforçou a importância da recuperação da dignidade dos médicos, pois os profissionais esperam do atual governo um tratamento diferente do que estiveram submetidos durante todos esses anos. O secretário concordou com o posicionamento de Caires e revelou a intenção do governo de fazer um concurso público para médico de assistência, que há 17 anos não é realizado. O número de vagas, segundo Jorge Solla, ainda não foi estabelecido e após estudo de levantamento, será divulgado o edital de convocação.    
Em relação às condições de trabalho, outro grande motivo de reclamação dos médicos, Solla afirmou que a secretaria está se empenhando para realizar a recuperação das instalações prediais de alguns hospitais, bem como, para a construção de, pelo menos, cinco unidades hospitalares (Juazeiro, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Hospital do Subúrbio Ferroviário e o Hospital da Criança em Feira de Santana). Ele acrescentou anunciando que a Sesab está adquirindo aparelhos e utensílios hospitalares e ampliando a oferta de medicamentos.   
O sindicato reforçou ainda a necessidade de oferecer aos médicos plantonistas dos diversos hospitais um conforto médico de qualidade, pois tem recebido diversas queixas sobre a situação precária em que se encontram a maioria desses locais.     
Em relação ao piso, o secretário disse ter a intenção de melhorar as condições e garantiu que o PCCS trará melhoria substancial, especialmente para a categoria médica.     
A aposentadoria foi outro assunto abordado pelo Sindimed. O superintendente de assistência da Sesab, Alfredo Boa Sorte, revelou que a secretaria tem intenção de melhorar a vida desses médicos que dedicaram anos de suas vidas à saúde pública do estado.    

Fonte: Imprensa Sindimed Bahia, com edição de Imprensa Fenam - 29-07-2008


  •