01-08-2008 - Mais 350 leitos em hospitais

Ontem, ao participar da mobilização do governo, a secretária estadual da Saúde, Carmem Zanotto, anunciou a criação de mais 350 vagas de internamento e tratamento em hospitais catarinenses do interior. Na região de Joinville, por exemplo, a promessa é ter esse atendimento específico nas cidades próximas, como Barra Velha e São Francisco do Sul.
Zanotto prevê o incremento até 2010. Santa Catarina conta hoje com 1.110 vagas destinadas à saúde mental e à dependência química e 60 Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
A maior unidade é o Instituto de Psiquiatria (IPQ) em São José, na Grande Florianópolis. O lugar conta com 168 leitos psiquiátricos, mas abriga 285 "asilados" (que praticamente moram no local). Outros meios de recuperação são as 67 comunidades terapêuticas, a maior parte administrada por entidades religiosas.
Os participantes criaram uma comissão de prevenção formada por oito instituições. O ex-deputado estadual e federal Adelor Vieira, que atuou como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico em Santa Catarina no ano 2000, foi convidado para coordenar o grupo. Adelor disse que até hoje sofre ameaças.
Em Santa Catarina, um dos maiores traficantes, Sérgio de Souza, o "Neném da Costeira", continua foragido de Florianópolis. Em novembro de 2002, Neném ousou fugir de uma cela da Deic ao ser resgatado por um falso entregador de pizza. Neném estaria escondido agora no Uruguai, depois de viver no Paraguai. Teria associação na atividade e vínculo familiar com Jarvis Gimenes, o "Pavão", um dos maiores traficantes de drogas do Brasil e que também está foragido. Segundo a PF, Pavão forneceria drogas para a região de Itajaí e Balneário Camboriú.

Fonte: AN - 01-08-2008


  •