14-08-2008 - Florianópolis: Encontro sobre doação de órgãos estimula profissionais de saúde a participarem ainda mais dos processos de transplantes

Para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou este mês uma campanha publicitária que estimula, através de imagens emocionantes, a conversa em família sobre o assunto. A intenção é ampliar ainda mais o número de doações em Santa Catarina, estado que lidera o ranking nacional da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), com um índice que supera em mais de duas vezes a média brasileira. O trabalho de doação, captação e transplantes no Estado é coordenado pela SES através da SC Transplantes, e totalmente viabilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além de sensibilizar potenciais doadores, a SC Transplantes também faz um trabalho de sensibilização para o assunto nas principais unidades hospitalares do Estado, para fortalecer ações e iniciativas relacionadas aos transplantes. Neste contexto, o Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, promove nesta quinta-feira (14), às 19 horas, o 1º Encontro de Doação, Captação e Transplantes do HGCR. O evento, no Hotel Majestic, terá palestras de profissionais ligados à área, incluindo o Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, dr. Joel de Andrade, que tem especialização em Doação e Transplantes de Órgãos, Tecidos e Células pela Organização Nacional de Transplantes da Espanha.
O objetivo do evento é divulgar a produção da instituição para os funcionários e a comunidade. No mês passado, por exemplo, ocorreu um fato inédito na unidade. A equipe médica realizou três transplantes de rim de doadores cadáveres em um período de quatro dias. Desde 1996, quando o hospital começou a oferecer o procedimento, a média de transplantes deste tipo vinha sendo de cinco por ano.
Além do Celso Ramos, outras 33 instituições catarinenses estão credenciadas pela SC Transplantes. Todas contribuíram para o aumento no número de doações e de transplantes no Estado, a ponto de Santa Catarina atingir, no ano passado, um recorde no país: a marca de 14,8 doadores por milhão de população (pmp). No Brasil, o índice foi de 6,2 para a mesma proporção de pessoas.
Somados ao espírito de solidariedade dos catarinenses, os investimentos da SES também contribuíram com a conquista deste índice inédito. Nos últimos anos foram feitas melhorias nas instalações físicas dos hospitais e capacitações de profissionais em todas as regiões catarinenses, para que sejam capazes de identificar um diagnóstico de morte encefálica. Para a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, "nenhum potencial doador, sob qualquer argumento, pode ser perdido, em especial na rede de hospitais próprios da SES".
A Secretária fez questão de participar da elaboração da campanha, do briefing à aprovação definitiva. O filme publicitário, que já está sendo exibido na TV aberta, conta a história de uma jovem que herdou o olhar da mãe, o sorriso do pai, e o coração, ao contrário, de alguém bem distante, um doador anônimo, traduzindo assim, em imagens, o conceito de que os órgãos são uma herança capaz de salvar vidas. Em Santa Catarina é possível realizar transplante de córnea, coração, válvula cardíaca, pâncreas, rim, fígado, osso, esclera ocular e medula óssea. Os demais órgãos captados em unidades de Saúde catarinenses são enviados para hospitais de outros estados.

Programação do 1º Encontro de Doação, Captação e Transplantes do Hospital Celso Ramos

19h05 - Abertura: Dr. Libório Soncini – Diretor do Hospital Celso Ramos
19h15 – Palestra sobre a SC Transplantes: Dr. Joel de Andrade – Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde
19h30 – Palestra: Dr. Jorge Dias de Matos – Coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante ( CIHDOTT)
19h40 - Palestra: Dr. Rodrigo Schmitz - Transplante de Rim – Nefrologista
19h50 - Palestra: Dr. Rogério Moritz – Transplante de Rim - Cirurgião
20h - Palestra: Dr. Ernani Garcia – Transplante de Córneas – Oftalmologista
20h10 – Palestra: Dr. Mauricio Cherem – Transplantes Ósseos – Ortopedista
20h20 – Palestra: Dr. Marco Rótolo – Transplante de Medula – Oncologista
20h30 – Encerramento: Carmem Zanotto - Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina

Fonte: SES - 14-08-2008


  •