Considerado um santo remédio pelos orientais, o gengibre vem conquistando espaço no Ocidente. Além de seu popular uso no combate à gripe, cientistas provaram sua capacidade de diminuir o crescimento de tumores no ovário e no estômago. Também já foi estudada e comprovada por pesquisas na Dinamarca e Estados Unidos a eficácia de seu uso contra enjôos.
- Estudos apontam que o gengibre melhora a náusea causada pela quimioterapia - acrescenta a endocrinologista Alessandra Fonseca.
Na culinária caseira, a raiz é referência no tratamento de doenças típicas de inverno. Ferver o gengibre com limão e colocar mel a gosto é uma boa receita contra a gripe. Além disso, ter em casa a raiz in natura, em forma de balas ou cristais, é uma saída para quando a garganta começar a incomodar, já que ela ajuda a higienizar a área.
Além disso, sua ingestão aumenta a temperatura do corpo, ativando o metabolismo e fazendo, assim, o organismo gastar mais energia para executar as mesmas atividades.
- O gengibre é um dos segredos da longevidade dos japoneses - conta a nutricionista Themis Dovera.
Mais do que nutrir, o gengibre ajuda o organismo a combater doenças. A substância responsável pelos princípios positivos da raiz é o gingerol, seu principal componente, que confere o sabor refrescante.
Receita
Batida contra dor de cabeça
Rende duas porções de 140 kcal
Ingredientes:
Iogurte desnatado (150ml)
1 colher (sopa) de aveia em flocos
1 banana
1 maçã
1/2 mamão
1 colher (chá) de mel
gengibre cortado em lascas a gosto
100 ml de água
Modo de preparo:
1. Misture bem todos os ingredientes ou bata-os no liquidificador
2. Despeje em um copo e beba sempre que a dor de cabeça começar a incomodar
Fonte: Diário Catarinense - 18-08-2008