21-08-2008 - Lipoaspiração: Seria usado até material descartável

A delegacia que apura a morte da dona de casa Zulmara Correa, 44 anos, durante lipoaspiração realizada no último dia 5, na Clínica Tracus, em São José, informou que laudos das vigilâncias sanitárias de São José e do Estado apontam reutilização de material descartável.
A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado informou que durante a vistoria feita no dia seguinte à lipoaspiração foi constatado que a seringa dosadora com metilcelulose estava reprocessada. Haveria vestígios de que quantidade contida nela era menor que a das seringas lacradas. A suposta irregularidade foi fotografada.
A comissária Valdete Daniel declarou que, pelo documento anexado ao inquérito, os equipamentos usados mais de uma vez seriam da OftalmoClin. Ela utilizava o centro cirúrgico da Tracus para procedimentos ambulatoriais nos olhos. A policial disse que o laudo não determina qual das clínicas reutilizaria o material.
A suspeita está sendo investigada. Ontem, o dono da clínica de oftalmologia prestou esclarecimentos. Os funcionários da Vigilância também devem ser ouvidos. A policial disse que pode solicitar um laudo de especialistas que não estejam envolvidos.

O que dizem as clínicas 
O advogado da OftalmoClin, Celso Bedin Júnior, negou a reutilização de material. Disse que material da clínica foi encontrado porque o centro cirúrgico da Tracus foi locado para procedimentos ambulatoriais até 6 de agosto. Bedin Júnior refutou a suspeita de reutilização de gel e pomadas e disse que não há como reaproveitar porque é impossível recolher o material. 
Segundo ele, houve um equívoco por parte dos profissionais da vigilância sanitárias que falaram em reutilização de seringas. Eles teriam confundido seringas com cânulas, equipamentos usados em cirurgias e que não podem ser esterilizáveis. 
E garantiu que a OftalmoClin tem alvarás de funcionamento da vigilância, da prefeitura e do Conselho Regional de Medicina para usar o centro cirúrgico da Tracus. Disse que neste mês houve 600 procedimentos sem complicações. 
Clínica Tracus Cirurgia Plástica e Medicina Estética  - A clínica não atendeu as ligações. 

Fonte: Diário Catarinense - 21-08-2008


  •