25-08-2008 - Mais que um inchaço

Existem diversos mitos em relação à retenção de líquidos. Muitas mulheres acreditam que não perdem peso por causa do problema. O mais conhecido motivo para essa reação orgânica está relacionado à fisiologia, vinculado às oscilações hormonais no ciclo menstrual. Mas se pernas, tornozelos e pés ficam inchados constantemente, isso pode ser um sinal de que algo mais grave está ocorrendo no organismo.
Neuton Dornelas Gomes, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, alerta que, se o corpo retém líquidos e forma edema (incha), é preciso procurar um especialista para investigar esse sintoma, que pode estar relacionado a problemas cardíacos, renais e hormonais como o hipotireoidismo (produção diminuída dos hormônios da tiróide), uso de medicamentos como antiinflamatórios, anti-hipertensivos, alguns antidiabéticos orais e até anticoncepcionais.
Dornelas esclarece que o excesso de sal nos alimentos contribui para o problema. "Recomenda-se a ingestão de 6 g de sal por dia, por aqui são consumidos de 12 g a 15 g, em média, o que causa edema e doenças como a hipertensão." A receita para o equilíbrio inclui alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS? 
As fisiológicas, relacionadas às oscilações hormonais no ciclo menstrual. É normal a retenção líquida na segunda fase do ciclo por interferência da progesterona, um hormônio que passa a ser produzido após a ovulação. O consumo de grande quantidade de sal pode causar real retenção de líquidos. Ao ingerirmos comida salgada, tomamos muita água e não urinamos proporcionalmente o mesmo volume. As causas patológicas são facilmente detectadas, pois se referem a doenças graves (cardíacas, renais e do fígado). Logo, a retenção de líquidos é só um dos sintomas da doença. 
AS MÃOS INCHADAS PELA MANHÃ SÃO CAUSADAS PELA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS? 
É outro mito. À noite, há uma redistribuição de líquidos no corpo porque permanecemos deitados por muito tempo. Logo, não há retenção, apenas a migração de líquidos, que voltam a se redistribuir durante o dia, quando ficamos de pé, favorecendo maior acúmulo em membros inferiores. 
POR QUE OS EXERCÍCIOS FÍSICOS SÃO IMPORTANTES? 
A movimentação da musculatura da panturrilha faz das pernas um segundo coração. A musculatura das pernas, ao se contrair durante a atividade, comprime as veias das pernas e impulsiona o sangue da grande circulação de volta ao coração. Esse movimento acaba por vencer a força da gravidade, que dificulta o retorno venoso e facilita a retenção do sangue no leito vascular periférico. 
FONTE: ELLEN SIMONE PAIVA, MÉDICA ESPECIALIZADA EM ENDOCRINOLOGIA E NUTROLOGIA.

Fonte: An - 25-08-2008


  •