02-09-2008 - Vigilância Sanitária distribui kits educativos sobre o uso racional de medicamentos

Nessa terça-feira (2), a Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde vai apresentar o projeto político-pedagógico para 2008-2009 do Educanvisa, que é um programa de Educação em Vigilância Sanitária. O programa oferece orientação para professores e estudantes sobre o uso racional dos medicamentos, qual a influência da propaganda desses produtos sobre a população e qual o risco da automedicação. Cerca de 2.400 crianças do Ensino Fundamental integram o projeto, em curso em seis escolas da Grande Florianópolis. A reunião com os diretores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas participantes acontece no auditório do LACEN (rua Felipe Schmidt, 152, Centro), a partir das 15h, com a presença da diretora de Vigilância Sanitária, Raquel Bittencourt.
O projeto Educanvisa é realizado desde o ano passado, através de uma parceria da DIVS com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Secretaria de Estado da Educação. Atualmente, participam do projeto as escolas Venceslau Bueno e Henrique Estefano Koerich (Palhoça), São Miguel (São José), Ildefonso Linhares e José Boiteux (Florianópolis) e Nereu Ramos (Santo Amaro da Imperatriz).
Há um ano, os professores da rede pública participaram de oficinas promovidas pelos técnicos da DIVS e da ANVISA. A partir daí, passou a ser medida a opinião dos alunos com relação à propaganda de medicamentos. Esses dados permitiram a elaboração de materiais educativos sobre o uso racional dos medicamentos, com tratamento diferenciado de acordo com a região do País. Além das cartilhas, nesta terça-feira serão distribuídos kits escolares com camisetas, lápis, estojo, agenda, bolsa, gibis e manuais para os professores.

Fonte: SES - Secretaria de Estado da Saúde
Programa de Saúde da Família
Encontro Estadual de Saúde da Família

A SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE  cancelou as inscrições realizadas anteriormente e reabre as mesmas até  15/10/2008 ou até o preenchimento das 450 vagas disponíveis. Por gentileza, se você já se inscreveu para o encontro anteriormente divulgado, terá que se inscrever novamente.

O evento acontecerá no dia 14 de novembro, no Morro das Pedras Praia Hotel.    

Podem se inscrever : gestores, profissionais das Equipes de Saúde da Família de todo o estado, estudantes e profissionais ligados a área.
O Encontro tem por objetivo incentivar, divulgar e valorizar o trabalho das Equipes da Saúde da Família do Estado de Santa Catarina.
As inscrições ocorrem até 15 de outubro de 2008 até o preenchimento das vagas . Clique aqui!

Perguntas:
1º - os ACS poderão participar?  Sim 
2º -  valor das inscrições?  Gratuito 
3º - hospedagem?   A hospedagem será por conta do participante

•  A SES fornecerá: Coffee Break e almoço


Sugestões de hospedagem:
• Morro das Pedras Praia Hotel     
Setor de Reservas
(48) 3237-9583
(48) 8835-7370
MSN: hotelmorrodaspedras@hotmail.com
www.morrodaspedras.com

•  Floripa Hostel - Centro - 48 32253781/4515
www.floripahostel.com.br              alberguefloripa@uol.com.br

•  Casa do Professor (Fucapro) Situada na rua Almirante Alvim, centro de Florianópolis, Telefone (48) 3221-6000

Contatos poderão ser efetuados pelos telefones: 48 – 32121690 e 1691 com: Terezinha, Catarina, Cecília, Elizabeth

ou por e-mail :

psfdi@saude.sc.gov.br
saudedafamilia@saude.sc.gov.br
siabsc@saude.sc.gov.br

Dentre os objetivos do encontro destacam-se:
- propiciar espaços de aperfeiçoamento das práticas profissionais em Atenção Básica/Saúde da Família, por meio do intercâmbio de experiências;
- contribuir para a sustentação da AB/SF como política de organização das Redes de Atenção do SUS;
- fortalecer a qualificação das Equipes de Saúde da Família a partir de resultados obtidos na atenção à saúde;
- ampliar o debate sobre Atenção Primaria à Saúde por meio da troca de experiências nacionais e internacionais;
- integrar ensino/serviço na capacitação, formação, educação permanente para AB/SF;
- promover atualização sobre temas relevantes para as praticas em Atenção Básica;
- identificar, divulgar e premiar experiências exitosas que contribuam para o fortalecimento da Saúde da Família no Estado.

A Gerência de Coordenação de Atenção Básica, que realiza o encontro, conclama gestores, Equipes de Saúde da Família, coordenações municipais e estaduais e outros, a participarem do Encontro Estadual de Saúde da Família.
O propósito maior da Secretaria de Estado de Saúde é de reunir esforços para sistematização sobre a forma Catarinense de qualificar a Atenção Básica.
 
Fonte: SES - 02-09-2008


  •