02-09-2008 - Segurança de antiinflamatórios é tema de painel

A segurança no uso de medicamentos antiinflamatórios, como Prexige (lumiracoxibe) e Arcoxia (etoricoxibe), foi debatida no painel “Antiinflamatórios Não Esteróides Inibidores da Ciclooxigenase – 2 (COX-2)”. O encontro começou nesta terça-feira (2/9) e termina na próxima quinta (4/9), em Brasília (DF).
O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello, participou da abertura do encontro. De acordo com ele, discussões como essa são essenciais para o aperfeiçoamento da atuação da Agência. “Esse painel é muito importante, pois conta com representantes da indústria farmacêutica e técnicos de diversos setores da Anvisa”, acentua.
A diretora da Agência, Maria Cecília Brito, também esteve na reunião. Para ela, o encontro motiva o debate sobre decisões regulatórias da Anvisa. “Temos que ter um grande senso de responsabilidade, porque, na hora do dano ou do surto, quem responde é o servidor da vigilância sanitária”, afirma.
Já o gerente de Pesquisas e Ensaios Clínicos da Anvisa, Jorge Samaha, acrescentou que é necessário atualizar a dinâmica de registro e a legislação de medicamentos para evitar novas suspensões, como as que ocorreram com Vioxx (rofecoxibe) e Prexige. Samaha faz, entretanto, uma ressalva: “não há como alcançar esse aperfeiçoamento sem novas tecnologias na área da saúde e da informação”, conclui.

Fonte: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa - 02-09-2008


  •