04-09-2008 - Curitiba é sede do XXIV Congresso de Nefrologia

Acontece de 13 a 17 de setembro, em Curitiba, no Estação Convention Center, o XXIV Congresso Brasileiro de Nefrologia. Médicos consagrados de vários países da Europa e também dos Estados Unidos e do Canadá desembarcam na capital paranaense para apresentar os mais novos avanços da Nefrologia.
De acordo com o médico nefrologista Miguel Carlos Riella, presidente do Congresso, o tema principal do evento será "a doença renal crônica é comum, prejudicial e tratável". Riella explica que este tema tem sido o principal motivo da criação, em 2006, do Dia Mundial do Rim, além de campanhas preventivas na comunidade. "Dados recentes demonstraram que a doença renal crônica é mais comum do que se pensava, atingindo de maneira quase sempre silenciosa entre 10 e 15% da comunidade, estando associada a uma alta prevalência de doença cardiovascular, de sorte que a maioria das pessoas não chega a uma fase mais avançada da insuficiência dos rins e que os levaria a diálise ou a um transplante renal", afirma o nefrologista.
Os assuntos a serem abordados no Congresso são amplos e procuram cobrir a maior parte das áreas da Nefrologia. Temas como "O Futuro da Hemodiálise" destacam-se. "Reconhecemos que a conduta atual de sessões intermitentes, três vezes na semana, de três a quatro horas, é inadequada e que certamente deveremos ter novas propostas, como a hemodiálise diária e a hemodiafiltração. Só assim vamos conseguir reduzir a alta mortalidade e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O médico italiano Francesco Locatelli vai abordar este tema", revela Riella. Outra palestra bastante aguardada é a do professor inglês Donoghue, que vai mostrar como o Reino Unido estruturou o Programa de Doença Renal Crônica com a participação dos médicos generalistas ou clínicos gerais.
Insuficiência Renal Aguda, Diálise, Transplante, Nefrologia Clínica, Nutrição, Metabolismo Mineral, Nefropediatria, Hipertensão, Fisiopatologia, Inflamação, Imunologia e Patologia são algumas das áreas a serem debatidas no congresso, que vai oferecer ainda cursos como "Meet the Professor", dando oportunidade aos jovens de conversar com os professores durante o café da manhã.
Paralela às atividades do Congresso, a Fundação Pró-Renal Brasil, que faz parte da Federação Internacional de Fundações dos Rins (IKFK), realiza uma grande campanha de conscientização na capital paranaense, visando a prevenção da doença renal. Sob o lema "Previna-se", a campanha pretende alertar a população sobre os riscos das complicações da doença crônica dos rins, uma vez que ela é silenciosa e prejudicial.
"Queremos mobilizar a sociedade sobre a importância de cuidar dos rins", afirma Anelise Marcolin, gerente-geral da Fundação Pró-Renal.
A entidade conta com o apoio do Instituto RPC de Responsabilidade Social que vai veicular, em setembro, um vídeo sobre a campanha da creatinina estrelado pela atriz Cássia Kiss. Também apóia a Fundação a Rede de Hotéis Bourbon, que implanta neste período, o programa de Hospedagem Solidária, no intuito de estimular a consciência social dos hóspedes e angariar fundos para a Fundação Pró-Renal Brasil.

Mais informações pelo site: www.nefro2008.com.br

Fonte: Intervalo Comunicação - 04-09-2008


  •