O Hospital São José, de Criciúma, no Sul do Estado, inaugurou uma unidade de terapia intensiva (UTI) cardiovascular nesta segunda-feira. O setor de 10 leitos receberá pessoas que passaram por cirurgias cardíacas, vasculares, neurológicas e pacientes enfartados.
Desde que entrou em funcionamento, as vagas estão todas ocupadas. Oito delas são destinadas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
— Passamos a contar com uma unidade moderna e mais leitos para conseguir realizar todas as cirurgias eletivas. Temos, a partir de agora, um grande diferencial de UTI na região — disse a médica intensivista Cristina Ritter.
Para o diretor administrativo do hospital, Laércio Régis Ferrari, a falta de leitos intensivos é uma necessidade estadual e a instituição de saúde de Criciúma contribui para diminuir essa carência.
O espaço está equipado com aparelhos de última geração, como camas eletrônicas. E os equipamentos de oxigênio estão fixados em torre, e não na parede como antigamente. Tudo está interligado a uma central de monitoramento para que os profissionais do hospital façam o acompanhamento dos pacientes por um telão.
O investimento custou R$ 4,4 milhões, verba proveniente da parceria com os governos federal e estadual. O setor funciona no último pavimento do prédio de três andares erguido na instituição.
Fonte: Diário Catarinense - 15-09-2008